Especiais,Eventos

Com mais de 100 mil visitantes a 31ª Schützenfest foi um sucesso

Foto: Divulgação/PMJS

Foram 11 dias de uma extensa programação. A 31ª Schützenfest encerrou na noite deste domingo deixando saudades e também muitos motivos para comemoração. Pela primeira vez, o evento reuniu um público superior a 100 mil pessoas, na verdade, foram 117.410 visitantes. No ano passado foram 98.560. Em 2017 foram 91.238, e, em 2016, o público foi de 85.369 pessoas. O crescimento deste ano em relação a 2018 foi de 19,12%, já em comparação com a edição de 2016, o público aumentou 37,53%. Para o prefeito Antídio Lunelli, a sequência de resultados positivos mostra que as decisões tomadas foram acertadas, desde a mudança de data da festa, ainda em 2015, até o investimento maior na parte gastronômica, maior variedade de chope, valorização dos estandes de tiro e as melhorias feitas no Parque de Eventos para edição deste ano quando o Pavilhão A foi todo reformado e 16 novos banheiros foram construídos.

A decoração também tem sido um diferencial. “A Schützenfest é um evento de resgate às tradições, uma reunião de amigos e familiares. Nossa festa cresceu quase 40% em três anos, é muita coisa. Isso nos obriga a continuar pensando em melhorias. Nossas sociedades e a CCO estão de parabéns pelo sucesso e toda dedicação”, diz Lunelli. O balanço divulgado pela CCO revela ainda outros números impressionantes. Foram 163.288 copos de chope consumidos e 90.153 tiros disparados. A avaliação do presidente da CCO, Alcides Pavanello, é que a Schützenfest acertou no alvo.

“Quando começamos a pensar na festa deste ano imaginávamos que seria difícil superar 2018. A Schützenfest do ano passado já tinha superado as expectativas e agora temos esta grata surpresa. A responsabilidade só aumenta”, admite. Pavanello lembra que um dos ingredientes importantes na construção da Schützenfest é o voluntariado, uma marca que faz de Jaraguá do Sul referência em diversos setores. A 32ª edição da Schützenfest está marcada para acontecer de de 5 a 15 de novembro de 2020.

Momentos para ficar na lembrança

A 31ª edição da Schützenfest vai ficar na história não só pelos números, mas também pelos momentos especiais. Foram 11 dias de resgate às tradições, com muita música, dança, gastronomia, tiro e chope. Além disso, o Parque de Eventos foi testemunha de diversos momentos inusitados, como o pedido de casamento no palco do Pavilhão B. A cena aconteceu na noite de encerramento da Schützen com a 1ª princesa da festa Joyce Caroline Brühmüller sendo surpreendida pelo namorado Murilo Aristides da Veiga.

A participação de bebês a idosos, inclusive de cadeira de rodas, nos desfiles também foi destaque, assim como a escolha das novas majestades da festa que no próximo ano serão representadas por três municípios da região. Da sociedade Hansa Humbold, de Corupá, Emanuelli Cristina Lunelli (na foto) foi eleita rainha da próxima edição da Festa dos Atiradores. Outro fato inusitado na edição 2019 da festa foi o fato de pela primeira vez a dupla de reis do tiro ser formada por um casal. Ináurea Reinke Schmidt e o marido Claudio Ivair Schmidt representaram com excelência a tradição do tiro esportivo que remete à criação das sociedades de atiradores. Ináurea ainda conquistou novamente o título de rainha da 32ª edição da festa e o rei será Tiago Rafael Perin. 

 

Notas

Biblioteca Amiga - O Centro de Referência de Assistência Social Cléria Demathé Bressan, no Ribeirão Cavalo, implantou a Biblioteca Amiga, lançada na terça-feira (3). A atividade envolveu as crianças e adolescentes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, que escolheram o nome da biblioteca, conseguiram doações de livros, selecionaram os títulos, organizaram o espaço e definiram as regras de uso. De acordo com a supervisora do CRAS Ribeirão Cavalo, Karina Mendes, além de estimular o prazer pela leitura, a Biblioteca Amiga tem como objetivo o compartilhamento de conhecimentos para o exercício da cidadania. “Neste sentido, também disponibilizamos a Constituição Federal, o Estatuto do Idoso, o Estatuto da Criança e do Adolescente, entre outras leis e informações impressas”, acrescenta. Os livros estão disponibilizados para todas as pessoas do território que abrange os bairros Ribeirão Cavalo, Braço do Ribeirão, Tifa Monos, Estrada Nova e Nereu Ramos. Os leitores podem realizar empréstimo ou ler no próprio espaço da Biblioteca Amiga.

Conselho de Saneamento foi empossado ontem - Tomaram posse na manhã de quinta-feira (5), os novos membros do Conselho Municipal de Saneamento Básico, gestão 2019/2021. É um órgão de caráter consultivo e deliberativo que auxilia o Samae a formular e executar a Política Municipal de Saneamento Básico. Ademir Izidoro, preside o Conselho, tendo o engenheiro Sérgio Leghnaghi como vice-presidente. Na plenária do Conselho, Ademir apresentou os principais programas e números do Samae.

Apevi convoca para eleição da diretoria - Associação das Micro e Pequenas Empresas, do Empreendedor Individual e Startups do Vale do Itapocu – Apevi, realiza no dia 9 de dezembro, às 8h, em sua sede, no Centro Empresarial de Jaraguá do Sul, para a assembleia geral extraordinária, tendo como pauta principal a eleição dos membros da diretoria executiva e conselho fiscal gestão 2020. O atual presidente é Benyamin Parham Fard, que deve ser reconduzido.

Festa de Natal com dicas de saúde na UBS do Rio Molha - A equipe da Unidade Básica de Saúde Amabile Pedrotti, do Rio Molha, promove a terceira edição de sua Festa de Natal no sábado (7), a partir das 8 horas. O evento é voltado à comunidade em geral e envolve atividades recreativas, realização de consultas odontológicas e distribuição de material educativo referente à campanha de luta e prevenção ao HIV e Aids. De acordo com os organizadores, também haverá atrações para as crianças, com piscina de bolinhas, cama elástica e pipoca. A chegada do Papai Noel está prevista para as 11 horas. O evento ainda terá um bazar de roupas, calçados e acessórios, com a finalidade de arrecadar valores que serão revertidos em ações educativas para a comunidade.

Definido terreno do novo centro infantil de Três Rios do Sul - Já está definido o terreno onde será construído o centro de educação infantil, no bairro Três Rios do Sul. O vereador Pedro Garcia informou que o local foi apresentado pela secretária de Educação, Ivana Atanásio Dias, na terça-feira. O terreno tem mais de 2,7 mil m² e fica na Rua Prefeito José Bauer. A previsão para início das obras é no primeiro semestre de 2020, assim que for finalizada a parte de documentação. O novo Centro vai substituir o atual estabelecimento do bairro que já não atende mais a demanda da comunidade.