Especiais

Caminhada pelo Dia da Não Violência contra a Mulher atrai grande público

Foto: Divulgação

A região central da cidade foi coberta pela cor lilás na manhã de sábado (30) com mais de 500 pessoas vestidas com a camiseta e portando balões, além de cartazes, para lembrar o Dia Internacional da Não Violência contra a Mulher, com uma caminhada de sensibilização promovida pela Secretaria de Assistência Social e Habitação, por meio do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas). A concentração ocorreu na Praça Ângelo Piazera, com roteiro que seguiu pela Marechal Deodoro da Fonseca, Reinoldo Rau e retorno à praça.

As ações lembraram das 52 vítimas de feminicídio, homicídio contra a mulher devido à violência doméstica ou discriminação de gênero de Santa Catarina, no período de janeiro a 15 de novembro. Cada uma das vítimas de feminicídio no Estado foi lembrada com um sapato confeccionado em madeirite pelos idosos da oficina de marcenaria do Centro de Convivência – com iniciais do nome, idade e cidade onde moravam.

Antes da caminhada rosas foram levadas até os sapatos expostos em lugar de destaque ao lado do palco aos fundos do Museu Municipal. Agora eles estão expostos no Creas de atendimento à mulher, no bairro Nova Brasília. Diversas entidades estavam representadas na caminhada, incluída a Polícia Civil e a Polícia Militar.

O Creas Nova Brasília é a porta de entrada para os casos desta natureza, e atendeu voluntariamente de janeiro até 21 de novembro, 41 mulheres vítimas de violência (física, psicológica, sexual). Fica na Rua José Emmendoerfer, 328, telefone 3371-8445. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas, sem fechar para o almoço.

A caminhada chamou muito a atenção da população circulante no perímetro pré-definido e por alguns minutos parou o trânsito, com orientação da PM. A avaliação dos organizadores foi positiva pela ampla participação e envolvimento da comunidade no movimento.

Notas

Biblioteca Amiga - O Centro de Referência de Assistência Social Cléria Demathé Bressan, no Ribeirão Cavalo, implantou a Biblioteca Amiga, lançada na terça-feira (3). A atividade envolveu as crianças e adolescentes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, que escolheram o nome da biblioteca, conseguiram doações de livros, selecionaram os títulos, organizaram o espaço e definiram as regras de uso. De acordo com a supervisora do CRAS Ribeirão Cavalo, Karina Mendes, além de estimular o prazer pela leitura, a Biblioteca Amiga tem como objetivo o compartilhamento de conhecimentos para o exercício da cidadania. “Neste sentido, também disponibilizamos a Constituição Federal, o Estatuto do Idoso, o Estatuto da Criança e do Adolescente, entre outras leis e informações impressas”, acrescenta. Os livros estão disponibilizados para todas as pessoas do território que abrange os bairros Ribeirão Cavalo, Braço do Ribeirão, Tifa Monos, Estrada Nova e Nereu Ramos. Os leitores podem realizar empréstimo ou ler no próprio espaço da Biblioteca Amiga.

Conselho de Saneamento foi empossado ontem - Tomaram posse na manhã de quinta-feira (5), os novos membros do Conselho Municipal de Saneamento Básico, gestão 2019/2021. É um órgão de caráter consultivo e deliberativo que auxilia o Samae a formular e executar a Política Municipal de Saneamento Básico. Ademir Izidoro, preside o Conselho, tendo o engenheiro Sérgio Leghnaghi como vice-presidente. Na plenária do Conselho, Ademir apresentou os principais programas e números do Samae.

Apevi convoca para eleição da diretoria - Associação das Micro e Pequenas Empresas, do Empreendedor Individual e Startups do Vale do Itapocu – Apevi, realiza no dia 9 de dezembro, às 8h, em sua sede, no Centro Empresarial de Jaraguá do Sul, para a assembleia geral extraordinária, tendo como pauta principal a eleição dos membros da diretoria executiva e conselho fiscal gestão 2020. O atual presidente é Benyamin Parham Fard, que deve ser reconduzido.

Festa de Natal com dicas de saúde na UBS do Rio Molha - A equipe da Unidade Básica de Saúde Amabile Pedrotti, do Rio Molha, promove a terceira edição de sua Festa de Natal no sábado (7), a partir das 8 horas. O evento é voltado à comunidade em geral e envolve atividades recreativas, realização de consultas odontológicas e distribuição de material educativo referente à campanha de luta e prevenção ao HIV e Aids. De acordo com os organizadores, também haverá atrações para as crianças, com piscina de bolinhas, cama elástica e pipoca. A chegada do Papai Noel está prevista para as 11 horas. O evento ainda terá um bazar de roupas, calçados e acessórios, com a finalidade de arrecadar valores que serão revertidos em ações educativas para a comunidade.

Definido terreno do novo centro infantil de Três Rios do Sul - Já está definido o terreno onde será construído o centro de educação infantil, no bairro Três Rios do Sul. O vereador Pedro Garcia informou que o local foi apresentado pela secretária de Educação, Ivana Atanásio Dias, na terça-feira. O terreno tem mais de 2,7 mil m² e fica na Rua Prefeito José Bauer. A previsão para início das obras é no primeiro semestre de 2020, assim que for finalizada a parte de documentação. O novo Centro vai substituir o atual estabelecimento do bairro que já não atende mais a demanda da comunidade.