Economia,Geral

Campanha incentiva contribuintes a doar parte do IR para causas sociais

 

Este ano será a primeira edição do Dezembro Roxo, uma campanha de conscientização dos contribuintes do leão que tem como objetivo estimular as doações de até 6% do IR para ONGs e instituições sociais.

Hoje, a falta de conhecimento faz com que 99% da população deixe de cumprir o seu direito legal: o de escolher onde aplicar essa porcentagem do imposto devido. Ano passado, por exemplo, das 12 milhões de pessoas que enviaram suas declarações no modelo completo, apenas 1457 contribuintes doaram parte do imposto devido para instituições de caridade ou culturais.

A primeira edição do Dezembro Roxo, que pode ajudar 2.649 municípios do Brasil a receberem boa parte dos recursos do IR para ONGs e instituições locais. Idealizador da campanha, Eduardo Canova, teve a ideia depois de perceber que a grande maioria das pessoas desconhece que pode ajudar ao próximo e dar um destino ao imposto devido.

“Essas doações auxiliam causas de amparo às crianças e adolescentes e podem ser abatidas totalmente do imposto do contribuinte, ou seja, ao invés de esse dinheiro ir para Brasília, ele fica na cidade da pessoa e é empregado em causas sociais do município ou mesmo que ela tenha alguma empatia”, explica ele.

A campanha, que acontecerá durante todo o mês de dezembro, auxiliará os interessados à realizar a doação e acompanhará os resultados em cada cidade do país. O site oficial já está no ar e nele o contribuinte conseguirá simular o abatimento no IR, conhecer as instituições contempladas, acompanhar o ranking das cidades que mais estão doando e tirar dúvidas sobre a campanha. “Sabemos que naturalmente o povo brasileiro é muito caridoso e empático, isso nos motiva a levantar a bandeira do Dezembro Roxo e nos dá a certeza de que iremos colher grandes resultados com a iniciativa”, afirma Eduardo.

Prefeitura de Jaraguá disponibiliza linque sobre doações ao FIA

A Prefeitura de Jaraguá do Sul está disponibilizando em seu portal um linque direcionado ao FIA (Fundo da Infância e Adolescência), com acesso no mini banner “Doe seu Imposto de Renda ao FIA”, na página da Secretaria de Assistência Social e Habitação (https://www.jaraguadosul.sc.gov.br/fia). Além de orientar as pessoas físicas e empresas como podem efetuar suas doações, o espaço também exemplifica onde são aplicados esses recursos, apresentando um resumo dos projetos realizados em 2018 e que estão em andamento para o período de 2019-2020.

Como doar ao Fundo Municipal da Criança e Adolescente

Doações podem ser feitas por meio do Imposto de Renda, no momento da declaração, sendo que as pessoas físicas podem doar até 3% de seu imposto devido. Para doar ao FIA, basta informar o valor e escolher a opção de doações, Fundo dos Direitos da Criança e do Adolescente, instância municipal (existe também a estadual e a federal). Se a declaração for feita em escritório de contabilidade, o contribuinte deve comunicar o contador que deseja fazer a doação ao FIA Municipal e estipular o valor (dentro do limite de até 3% do IR devido).

Já as empresas podem contribuir de duas formas: uma delas é ajudando a divulgar o Fundo da Infância e Adolescência junto aos seus colaboradores, incentivando-os a participar. Além disso, todas as empresas tributadas pelo lucro real podem deduzir contribuições feitas ao FIA. Essa dedução é limitada a 1% do IR devido (no mês, trimestre ou ano), não está sujeita a outros limites, não exclui e não reduz outros benefícios previstos na legislação do Imposto de Renda, tais como destinações a projetos culturais e atividades audiovisuais. Também podem doar, mas sem direito a deduzir do Imposto de Renda, as empresas localizadas em zonas de processamento de exportações, inscritas no Cadin (Cadastro Informativo de Créditos não Quitados do Setor Público Federal), optantes pelo Simples, lucro presumido ou sujeitas ao lucro arbitrado.

FIA
CNPJ: 19.017.911/0001-50
Banco: Caixa Econômica Federal
Agência 2707-3
Conta Corrente: 71024-3
Operação: 006
E-mail para informações: [email protected]

Obs.: comprove sua doação, encaminhando ao Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente cópia do comprovante bancário (Depósito/DOC/TED), com os seguintes dados no corpo do e-mail ou correspondência:
Nome completo
CPF ou CNPJ
Endereço
Contatos (e-mail/telefone)
 
 
 

Notas

Biblioteca Amiga - O Centro de Referência de Assistência Social Cléria Demathé Bressan, no Ribeirão Cavalo, implantou a Biblioteca Amiga, lançada na terça-feira (3). A atividade envolveu as crianças e adolescentes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, que escolheram o nome da biblioteca, conseguiram doações de livros, selecionaram os títulos, organizaram o espaço e definiram as regras de uso. De acordo com a supervisora do CRAS Ribeirão Cavalo, Karina Mendes, além de estimular o prazer pela leitura, a Biblioteca Amiga tem como objetivo o compartilhamento de conhecimentos para o exercício da cidadania. “Neste sentido, também disponibilizamos a Constituição Federal, o Estatuto do Idoso, o Estatuto da Criança e do Adolescente, entre outras leis e informações impressas”, acrescenta. Os livros estão disponibilizados para todas as pessoas do território que abrange os bairros Ribeirão Cavalo, Braço do Ribeirão, Tifa Monos, Estrada Nova e Nereu Ramos. Os leitores podem realizar empréstimo ou ler no próprio espaço da Biblioteca Amiga.

Conselho de Saneamento foi empossado ontem - Tomaram posse na manhã de quinta-feira (5), os novos membros do Conselho Municipal de Saneamento Básico, gestão 2019/2021. É um órgão de caráter consultivo e deliberativo que auxilia o Samae a formular e executar a Política Municipal de Saneamento Básico. Ademir Izidoro, preside o Conselho, tendo o engenheiro Sérgio Leghnaghi como vice-presidente. Na plenária do Conselho, Ademir apresentou os principais programas e números do Samae.

Apevi convoca para eleição da diretoria - Associação das Micro e Pequenas Empresas, do Empreendedor Individual e Startups do Vale do Itapocu – Apevi, realiza no dia 9 de dezembro, às 8h, em sua sede, no Centro Empresarial de Jaraguá do Sul, para a assembleia geral extraordinária, tendo como pauta principal a eleição dos membros da diretoria executiva e conselho fiscal gestão 2020. O atual presidente é Benyamin Parham Fard, que deve ser reconduzido.

Festa de Natal com dicas de saúde na UBS do Rio Molha - A equipe da Unidade Básica de Saúde Amabile Pedrotti, do Rio Molha, promove a terceira edição de sua Festa de Natal no sábado (7), a partir das 8 horas. O evento é voltado à comunidade em geral e envolve atividades recreativas, realização de consultas odontológicas e distribuição de material educativo referente à campanha de luta e prevenção ao HIV e Aids. De acordo com os organizadores, também haverá atrações para as crianças, com piscina de bolinhas, cama elástica e pipoca. A chegada do Papai Noel está prevista para as 11 horas. O evento ainda terá um bazar de roupas, calçados e acessórios, com a finalidade de arrecadar valores que serão revertidos em ações educativas para a comunidade.

Definido terreno do novo centro infantil de Três Rios do Sul - Já está definido o terreno onde será construído o centro de educação infantil, no bairro Três Rios do Sul. O vereador Pedro Garcia informou que o local foi apresentado pela secretária de Educação, Ivana Atanásio Dias, na terça-feira. O terreno tem mais de 2,7 mil m² e fica na Rua Prefeito José Bauer. A previsão para início das obras é no primeiro semestre de 2020, assim que for finalizada a parte de documentação. O novo Centro vai substituir o atual estabelecimento do bairro que já não atende mais a demanda da comunidade.