Sem categoria

É no domingo – Festa da Fortaia lembra clima e a gastronomia italiana autêntica

Durante o evento, corais italianos vão cantar para o público e com o público canções folclóricas tradicionais. Enfim, a Festa da Fortaia, será realizada pela primeira vez numa montanha, que lembra a região alpina italiana, com um panorama de tirar o fôlego. Reserva

23/08/2019

Por

No domingo, 25 de agosto, a Associazione Bellunesi nel Mondo – Famiglia Jaraguá do Sul, realiza na Chiesetta Alpina, a 10ª edição da Festa da Fortaia. O acontecimento marca, também, os 20 anos da entidade, que une as famílias que vieram de Belluno, Norte da Itália, para a Colônia Luiz Alves.

As edições anteriores aconteceram todas em Massaranduba, onde os imigrantes se estabeleceram, principalmente no Braço Direito, Braço Seco, 2º Braço, Santa Luzia, Bracinho e 7 de Janeiro. A realização da festa deste ano na Chiesetta, segundo a presidente da Associazione Bellunesi, Odila Pavanello Brugnago, se deve pelo fato de que a manutenção do monumento à fé do imigrante, inspirado na Igreja São Simão, na Vallada Agordina, tem em sua maioria descendentes daquela região dolomítica entre seus voluntários.

“O trabalho dos bellunesi praticamente mantém esse belo cartão postal de Jaraguá do Sul, que em poucos anos se transformou no segundo local de turismo religioso mais visitado do Estado. Isso nos orgulha muito, porque a Chiesetta tem o nosso trabalho desde o início. Ela é a nossa casa”, diz.

A programação começa com a missa na língua italiana, às 10h15min, presidida pelos Padres Hélio e Osnildo, com a participação do Coral Fratelli del Circolo, do Circolo Italiano di Blumenau. A gastronomia será a autêntica italiana comandada pelo chef de cozinha Camargo Ronchi.

Serão quatro tipos de fortaia (a base de ovos com recheios), nhoque, polenta, macarrão, carnes, saladas e os complementos. Cartões antecipados e reservas pelo WhatsApp 99172-0769, com Odila. Para estacionamento, além dos locais próximos ao monumento, a organização reservou outro, alternativo, a 200 metros abaixo, em área plana.

Durante o evento, corais italianos vão cantar para o público e com o público canções folclóricas tradicionais. Enfim, a Festa da Fortaia, será realizada pela primeira vez numa montanha, que lembra a região alpina italiana, com um panorama de tirar o fôlego.

Notícias relacionadas

x