Eventos

Elder Stringari vence no voto e será o presidente da Apae local

Foto: FJBrugnago

Teve movimentação intensa na Apae de Jaraguá do Sul no final da tarde de quinta-feira (28) com a realização da eleição da nova diretoria, pela primeira vez em mais de 45 anos com duas chapas concorrendo. A chapa 1, com Elder Jurandir Stringari/Elizabete Siegel Barbosa e a chapa 2, com Paulo Neuhaus Tonon/Sandra Mara Wulf disputaram no voto durante a assembleia realizada no refeitório da Apae, que estava lotado.

No primeiro momento, o presidente Joãozinho Júlio Depiné apresentou de forma sintética o relatório das atividades do seu segundo mandato e, em seguida, foi feita a apresentação do balanço econômico pela tesouraria. Os dois candidatos tiveram 10 minutos cada para apresentar as suas propostas para os pais, alunos e sócios-contribuintes que formaram o colégio eleitoral.

Na sequência foi feita a apresentação dos membros das chapas e a votação em três urnas, acompanhada por fiscais. Na apuração saiu vencedora a chapa liderada por Elder Stringari, que assumirá a presidência da Apae pelos próximos três anos. O inusitado de duas chapas concorrentes movimentou a entidade e gerou preocupação em setores da sociedade pela possível divisão, num momento em que a união é fundamental.

Na apresentação das propostas da sua chapa, Elder Stringari destacou o crescimento do número de educandos. Em 2016 eram 270 e no próximo ano serão 700, o que exige, segundo ele, recursos para crescer, ampliar a estrutura, contratação de mais profissionais e a qualificação da equipe.

Ampliar estrutura e equipe é desafio da nova gestão

Entre as principais propostas da chapa vencedora está o fortalecimento das atividades da dança e do esporte, mais humanização e acolhimento, inovações tecnológicas para melhorar os resultados e a ampliação da estrutura física e da equipe técnica para atender a demanda crescente de educandos. Pela previsão, as despesas da Apae em 2020 devem chegar a R$ 4 milhões. "Temos um grande desafio pela frente, por isso a diretoria precisa estar disponível sempre para fazer uma gestão eficiente e de resultados, aliado à busca de recursos financeiros e tecnológicos para manter e qualificar a entidade", registrou o presidente eleito Elder Stringari.

COMO FICOU - A chapa da diretoria eleita da Apae tem como diretor de patrimônio Emir Franzói, secretária Elenice Garcia, diretor financeiro Marcos Bertoldi e diretora social Khatia Guenther. Foram 304 votantes. A chapa vencedora recebeu 226 votos, a segunda colocada 64 e 14 votos nulos.

Notas

Biblioteca Amiga - O Centro de Referência de Assistência Social Cléria Demathé Bressan, no Ribeirão Cavalo, implantou a Biblioteca Amiga, lançada na terça-feira (3). A atividade envolveu as crianças e adolescentes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, que escolheram o nome da biblioteca, conseguiram doações de livros, selecionaram os títulos, organizaram o espaço e definiram as regras de uso. De acordo com a supervisora do CRAS Ribeirão Cavalo, Karina Mendes, além de estimular o prazer pela leitura, a Biblioteca Amiga tem como objetivo o compartilhamento de conhecimentos para o exercício da cidadania. “Neste sentido, também disponibilizamos a Constituição Federal, o Estatuto do Idoso, o Estatuto da Criança e do Adolescente, entre outras leis e informações impressas”, acrescenta. Os livros estão disponibilizados para todas as pessoas do território que abrange os bairros Ribeirão Cavalo, Braço do Ribeirão, Tifa Monos, Estrada Nova e Nereu Ramos. Os leitores podem realizar empréstimo ou ler no próprio espaço da Biblioteca Amiga.

Conselho de Saneamento foi empossado ontem - Tomaram posse na manhã de quinta-feira (5), os novos membros do Conselho Municipal de Saneamento Básico, gestão 2019/2021. É um órgão de caráter consultivo e deliberativo que auxilia o Samae a formular e executar a Política Municipal de Saneamento Básico. Ademir Izidoro, preside o Conselho, tendo o engenheiro Sérgio Leghnaghi como vice-presidente. Na plenária do Conselho, Ademir apresentou os principais programas e números do Samae.

Apevi convoca para eleição da diretoria - Associação das Micro e Pequenas Empresas, do Empreendedor Individual e Startups do Vale do Itapocu – Apevi, realiza no dia 9 de dezembro, às 8h, em sua sede, no Centro Empresarial de Jaraguá do Sul, para a assembleia geral extraordinária, tendo como pauta principal a eleição dos membros da diretoria executiva e conselho fiscal gestão 2020. O atual presidente é Benyamin Parham Fard, que deve ser reconduzido.

Festa de Natal com dicas de saúde na UBS do Rio Molha - A equipe da Unidade Básica de Saúde Amabile Pedrotti, do Rio Molha, promove a terceira edição de sua Festa de Natal no sábado (7), a partir das 8 horas. O evento é voltado à comunidade em geral e envolve atividades recreativas, realização de consultas odontológicas e distribuição de material educativo referente à campanha de luta e prevenção ao HIV e Aids. De acordo com os organizadores, também haverá atrações para as crianças, com piscina de bolinhas, cama elástica e pipoca. A chegada do Papai Noel está prevista para as 11 horas. O evento ainda terá um bazar de roupas, calçados e acessórios, com a finalidade de arrecadar valores que serão revertidos em ações educativas para a comunidade.

Definido terreno do novo centro infantil de Três Rios do Sul - Já está definido o terreno onde será construído o centro de educação infantil, no bairro Três Rios do Sul. O vereador Pedro Garcia informou que o local foi apresentado pela secretária de Educação, Ivana Atanásio Dias, na terça-feira. O terreno tem mais de 2,7 mil m² e fica na Rua Prefeito José Bauer. A previsão para início das obras é no primeiro semestre de 2020, assim que for finalizada a parte de documentação. O novo Centro vai substituir o atual estabelecimento do bairro que já não atende mais a demanda da comunidade.