Geral

Ferrovia e BR-280 na pauta de audiências da Aciag em Brasília

Foto: Divulgação

Flávio José Brugnago

Flávio José Brugnago é Editor chefe do JDV e na bagagem carrega mais de 40 anos de profissão. 

A Associação Empresarial de Guaramirim programou missão para Brasília nos dias 26 e 27 de junho, para estreitar relacionamentos e defender a bandeira da duplicação da BR-280 e do contorno ferroviário. No dia 26 à tarde estão confirmadas visitas aos gabinetes dos deputados Carlos Chiodini, Fábio Schiochet e Darci de Matos e, também, ao gabinete do senador Jorginho Mello.

Ainda a confirmar, no dia seguinte (27), visita ao gabinete do diretor geral do DNIT que está sendo definido pelo deputado Schiochet e, ainda, visita ao ex-senador Paulo Bauer, na Casa Civil. Paulo é secretário especial para o Senado Federal da Casa Civil da Presidência da República.

A comitiva da Aciag retorna no final do dia. Em relação ao contorno ferroviário, a Aciag recebeu recentemente o analista de infraestrutura de transporte do DNIT, Lucas Botô, e representantes da Sysfer Consultoria de Sistemas, responsável pelos novos projetos e estudos de viabilidade técnica, ambiental e econômica da nova rota. No encontro, foi apresentada a proposta de traçado de todo o empreendimento.

Contrariamente aos estudos anteriores que apontavam um novo percurso com 37 quilômetros de extensão, o novo traçado deverá ter 33 quilômetros e acompanhará o futuro trecho da BR-280, que tem suas obras concentradas na região, passando por Guaramirim, Schroeder e Jaraguá do Sul. O projeto prevê também a construção de dois túneis: um em Jaraguá do Sul com 1,7 mil metros de e outro com um quilômetro, em Schroeder.

As características geométricas da via permitirá zerar os apitos e a composição poderá desenvolver velocidade diretriz de até 80 Km/h. Para a viabilização das obras é preciso elaborar ainda, os projetos básico e executivo da ferrovia. Esse é um assunto da pauta com o diretor geral do DNIT. A comitiva será formada por diretores e conselheiros da entidade, além de representantes dos poderes Executivo e Legislativo.