Saúde

Jovens de 20 a 29 chamados para vacinar contra o sarampo

Em Jaraguá do Sul, foram registrados, até o momento, 33 casos suspeitos e nove confirmados. A propagação do vírus se dá de modo simples e rápido, pelas vias respiratórias, por meio de secreções expelidas ao tossir, espirrar ou falar

15/11/2019

A Secretaria Municipal de Saúde abre na segunda-feira (18) a segunda fase da campanha de vacinação contra o sarampo, agora voltada para a faixa etária entre 20 e 29 anos de idade. De 18 a 29 de novembro as 22 Unidades de Saúde com salas de vacinação estarão abertas das 7h30 às 16 horas para aplicação tríplice viral. Em 30 de novembro (sábado dia “D”), todas as unidades com sala de vacinas estarão abertas das 8 às 17 horas para imunização. Neste ano, foram registrados, até o momento, 33 casos suspeitos e nove confirmados em Jaraguá do Sul.

Dados do IBGE apontam que a cidade conta com cerca de 30 mil pessoas entre 20 e 29 anos, justamente as que integram a maioria dos casos confirmados da doença na cidade, segundo o gerente da Vigilância Epidemiológica, Geovani Carvalho Lombardi. De acordo com o diretor de Vigilância em Saúde, Dalton Fernando Fischer, a Vigilância Epidemiológica do Estado considera a situação atual como um surto da doença. O Estado tem confirmados 59 casos, registra o Boletim Epidemiológico de 4 de novembro.

O problema é a facilidade de transmissão, por via respiratória, e a imunização é a única maneira de controlar o vírus. Dados da Secretaria Municipal de Saúde apontam que em 2019, até o início de novembro, foram aplicadas 17.946 doses de vacinas. Uma pessoa contaminada transmite o vírus para cerca de 12 a 18 pessoas, mesmo antes de saber que está doente.

Central de Imunização abre no sábado

A Secretaria Municipal de Saúde informa que a Central de Imunização do Posto de Saúde da Reinoldo Rau estará aberta no sábado (16), das 7 às 12 horas com atendimento médico exclusivo para casos suspeitos de sarampo. Na ocasião será disponibilizada vacinação contra a doença. Dados recentes apontam para um surto no Estado. Os números atualizados são de 94 casos confirmados.

Em Jaraguá do Sul, foram registrados, até o momento, 33 casos suspeitos e nove confirmados. A propagação do vírus se dá de modo simples e rápido, pelas vias respiratórias, por meio de secreções expelidas ao tossir, espirrar ou falar. Uma pessoa contaminada transmite o vírus para cerca de 12 a 18 pessoas, mesmo antes de saber que está doente. Por ser altamente contagioso é necessária uma elevada cobertura vacinal para que a circulação do vírus seja interrompida.

Por

Notícias relacionadas

x