Esportes

Maratona e caminhada encerram o Circuito Corridas do Bem

Foto: Divulgação

Foi um dos maiores eventos de pedestrianismo do ano em Santa Catarina. A manhã ensolarada e quente de domingo (1º) e a disposição de cerca de 1,5 mil inscritos em cumprir as provas de maratona e caminhada deram o tom da última etapa do circuito Corridas do Bem em 2019, em Jaraguá do Sul. Para a Corrida, foram 1.355 inscrições.

Iniciativa da Fiesc, por meio do Sesi, o circuito Corridas do Bem ocorre em todo Estado com a participação de industriários e as comunidades em provas de 5 e 10 quilômetros (maratona e caminhada). São 16 etapas e o fechamento sempre acontece em Jaraguá do Sul.

Como na edição anterior, este ano a competição voltou a ter como concentração de atletas a área externa da Marisol, com o trajeto incluindo a Rua Bernardo Dornbusch, lateriais, e a área fabril da empresa. Um quilômetro do percurso foi dentro do pátio da Marisol.

Foram entregues premiações aos três primeiros colocados na corrida e de caminhada de 5 e 10 quilômetros, além de medalhas a crianças de 7 a 13 anos que participaram da maratoninha, e premiações especiais por faixas etárias, academia com maior número de inscritos e para a categoria de inclusão de pessoas com deficiência.

Os resultados com os ganhadores em cada prova estão disponíveis em http://www.km.esp.br/. Parte do valor das inscrições foi destinado a Associação Jaraguá Mais Saudável.

Pernas solidárias permitem deficientes em cadeiras especiais

A solidariedade é outro dos pontos altos do Circuito Corridas do Bem. O projeto “Pernas solidárias”, que permite a pessoas portadoras de deficiências participarem da prova contando com a ajuda de um acompanhante, contou com seis cadeirantes em Jaraguá do Sul. José Gilmar Kluck, administrador de empresas de Massaranduba, participou pela primeira vez da prova conduzindo o pequeno Emanoel Alan Ribeiro de Moraes, experiência que ele quer repetir outras vezes.

“É muito gratificante ver como isto faz bem para estas crianças, quando a gente cruza a linha de chegada é uma recompensa sem preço”, disse após a chegada. Emanoel tem cinco anos e tem má formação. Metros antes da chegada ele foi retirado da cadeira de rodas para corrida e cruzou a linha andando de joelhos, fato que emocionou pelo esforço dispensado.

Notas

Biblioteca Amiga - O Centro de Referência de Assistência Social Cléria Demathé Bressan, no Ribeirão Cavalo, implantou a Biblioteca Amiga, lançada na terça-feira (3). A atividade envolveu as crianças e adolescentes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, que escolheram o nome da biblioteca, conseguiram doações de livros, selecionaram os títulos, organizaram o espaço e definiram as regras de uso. De acordo com a supervisora do CRAS Ribeirão Cavalo, Karina Mendes, além de estimular o prazer pela leitura, a Biblioteca Amiga tem como objetivo o compartilhamento de conhecimentos para o exercício da cidadania. “Neste sentido, também disponibilizamos a Constituição Federal, o Estatuto do Idoso, o Estatuto da Criança e do Adolescente, entre outras leis e informações impressas”, acrescenta. Os livros estão disponibilizados para todas as pessoas do território que abrange os bairros Ribeirão Cavalo, Braço do Ribeirão, Tifa Monos, Estrada Nova e Nereu Ramos. Os leitores podem realizar empréstimo ou ler no próprio espaço da Biblioteca Amiga.

Conselho de Saneamento foi empossado ontem - Tomaram posse na manhã de quinta-feira (5), os novos membros do Conselho Municipal de Saneamento Básico, gestão 2019/2021. É um órgão de caráter consultivo e deliberativo que auxilia o Samae a formular e executar a Política Municipal de Saneamento Básico. Ademir Izidoro, preside o Conselho, tendo o engenheiro Sérgio Leghnaghi como vice-presidente. Na plenária do Conselho, Ademir apresentou os principais programas e números do Samae.

Apevi convoca para eleição da diretoria - Associação das Micro e Pequenas Empresas, do Empreendedor Individual e Startups do Vale do Itapocu – Apevi, realiza no dia 9 de dezembro, às 8h, em sua sede, no Centro Empresarial de Jaraguá do Sul, para a assembleia geral extraordinária, tendo como pauta principal a eleição dos membros da diretoria executiva e conselho fiscal gestão 2020. O atual presidente é Benyamin Parham Fard, que deve ser reconduzido.

Festa de Natal com dicas de saúde na UBS do Rio Molha - A equipe da Unidade Básica de Saúde Amabile Pedrotti, do Rio Molha, promove a terceira edição de sua Festa de Natal no sábado (7), a partir das 8 horas. O evento é voltado à comunidade em geral e envolve atividades recreativas, realização de consultas odontológicas e distribuição de material educativo referente à campanha de luta e prevenção ao HIV e Aids. De acordo com os organizadores, também haverá atrações para as crianças, com piscina de bolinhas, cama elástica e pipoca. A chegada do Papai Noel está prevista para as 11 horas. O evento ainda terá um bazar de roupas, calçados e acessórios, com a finalidade de arrecadar valores que serão revertidos em ações educativas para a comunidade.

Definido terreno do novo centro infantil de Três Rios do Sul - Já está definido o terreno onde será construído o centro de educação infantil, no bairro Três Rios do Sul. O vereador Pedro Garcia informou que o local foi apresentado pela secretária de Educação, Ivana Atanásio Dias, na terça-feira. O terreno tem mais de 2,7 mil m² e fica na Rua Prefeito José Bauer. A previsão para início das obras é no primeiro semestre de 2020, assim que for finalizada a parte de documentação. O novo Centro vai substituir o atual estabelecimento do bairro que já não atende mais a demanda da comunidade.