Sem categoria

Presidente da Associação dos Surdos relata dificuldades na Câmara

Uma das dificuldades foi sentida por uma mulher surda que precisou passar por perícia no INSS no início deste mês para obter um benefício previdenciário, porém, o médico que a atendeu e não permitiu que o seu intérprete lhe acompanhasse 

19/02/2020

O presidente da Associação dos Surdos de Jaraguá do Sul, Paulo Praxedes, participou da sessão de quinta-feira (13) na Câmara de Vereadores, onde relatou a história de uma mulher surda que precisou passar por perícia no INSS no início deste mês para obter um benefício previdenciário, porém, o médico que a atendeu e não permitiu que o seu intérprete lhe acompanhasse.

Segundo Praxedes, a mulher tem dificuldades com a língua portuguesa escrita e não conseguiu entender o médico. Ele afirmou que médicos e outros profissionais não podem privar os surdos da presença do seu intérprete. Para o presidente, o ideal seria a implantação de uma central de intérprete própria da Prefeitura e que, pelo menos, dois profissionais de tradução da língua de sinais estejam à disposição da comunidade surda.

“Os surdos tem os seus direitos como cidadãos e usuários de língua de sinais, por isso precisamos proporcionar essa acessibilidade”, frisa. Praxedes também advertiu sobre um problema que os surdos estão enfrentando para retirar suas carteirinhas para isenção no transporte público coletivo. Segundo ele, há muitos surdos que estão pagando as passagens para se locomover de casa para trabalhar ou para estudar.

A indecisão é sobre o local para retirar o documento, se é no CRAS ou na Diretoria de Trânsito. Ele pediu ajuda dos vereadores para a resolução desses problemas e empenho na elaboração de políticas públicas para os deficientes auditivos.

Por

Notícias relacionadas

x