Cultura,Especiais

Romance histórico traz descrições reais de fatos ocorridos na região

Foto: Isandro Fiamoncini

Cariporã. Este é o nome do livro lançado em 2018 pelo professor e doutor José Kormann, residente em São Bento do Sul. É o segundo exemplo da série de romances históricos e parapsicológicos que enfoca a tríade história, romance e parapsicologia. Esta publicação traz importantes temas como Corupá e municípios vizinhos, o Rio Itapocu e os afluentes que o formam, os morros, as cachoeiras com os saltos d’água, as grandes enchentes, as grutas e cavernas. Foca, também, São Tomé, o apóstolo de Cristo, que sob o título de Pai Sumé teria andado por essas terras, a Revolução Federalista, sequestros e crimes, os Campos da Cruz, a Guerra do Contestado e o sucesso dos três filhos de Cariporã.

A montante do Rio Novo (em Corupá) ficava a ilha dos índios guaranis chamada Cariporã, que significa branca bonita. Conta Kormann que ali vivia uma moça branca, muito bonita, como também era a ilha, que foi destruída pelas “máquinas do progresso” em 2016. “Esta ilha, Cariporã, era o lugar no qual os índios guaranis acampavam e o lugar era assim respeitado por todos os demais silvícolas que frequentavam aquela região em época de comércio”, registra o escritor. O livro é considerado romance histórico e parapsicológico e trata de importantes fatos históricos de Corupá, Jaraguá do Sul, São Bento do Sul, Rio Negrinho e outras cidades da região. Traz, igualmente, recortes de relatos da Revolução Federalista, a cruel Guerra do Contestado e emocionantes e dramáticos casos de amor e o sucesso dos valentes filhos da bela Cariporã.

A excelente obra chegou ao editor do JDV ao acaso. Era o final de domingo, 8 de junho, na Chiesetta Alpina, já escurecendo e no fechamento do monumento ao imigrante ao público, surge José Kormann acompanhado do seu antigo professor, o Padre Pedro Paulo Dias, que mora atualmente no Noviciado Nossa Senhora de Fátima, na Barra do Rio Cerro. Com a apresentação, Kormann presenteou o editor com um livro, autografado mesmo no escuro. Foi um presente para fechar com chave de ouro o domingo intenso de voluntariado na Chiesetta.

Notas

Dico e Celestino dividirão presidência da Câmara este ano

Jaraguá do Sul - Desde o dia 1º de janeiro, Isair Moser, o Dico, do PSDB, é o presidente da Câmara de Vereadores. Ele recebeu nove votos contra dois para Ademar Winter, que votou em si e recebeu também de Rogério Jung, do MDB. O vice-presidente é Eugênio José Juraszek (PP), 1º secretário Celestino Klinkoski (PP) e 2º secretário Ronaldo Magal de Souza (PSD).

A eleição de Moser seguiu acordo firmado em 2016, após a eleição municipal. Em 2017 o presidente foi Pedro Garcia, em 2018 Anderson Kassner e no ano passado, Marcelindo Carlos Gruner, que se despediu no dia 31 de dezembro.

Estrutura da Secretaria de Educação muda de endereço-A Secretaria de Educação de Guaramirim está agora atendendo junto à Secretaria de Desenvolvimento Social e Habitação, localizado na Rua Irineu Vilela Veiga, 222, Centro. O telefone de contato é 3373-3397. A mudança ocorreu pelo fato de que em 2020 inicia a construção da nova estrutura da Escola Municipal de Educação Fundamental Dorvalino Felipe e, neste período, os alunos serão realocados para estudar no prédio da Secretaria de Educação, na Rua 28 de Agosto. A decisão de levar a Educação para atender no mesmo local do Desenvolvimento Social é para otimizar o espaço e economizar com aluguel. Com isso, a Defesa Civil e os Bombeiros Militares, que antes utilizavam salas na Secretaria de Desenvolvimento Social passaram a atender junto à Fundação Cultural.

Colaboradores da Lunelli aderem ao aplicativo Waze-A sustentabilidade é recorrente em todos os setores que envolvem a cadeia produtiva, e também a gestão do Grupo Lunelli, empresa que acaba de se tornar uma parceira do Waze Carpool, o aplicativo de caronas do Waze. A partir de agora, os colaboradores das duas unidades de Guaramirim podem utilizar o aplicativo Waze Carpool, solicitando ou oferecendo carona para os colegas de trabalho, por meio de grupos formados exclusivamente por usuários que sejam trabalhadores da empresa. A iniciativa é uma forma de transformar o trânsito de forma inteligente e sustentável, aproximando colegas de trabalho e gerando economia para motorista e passageiro. Com a novidade, a empresa já acumulou mais de 3,5 mil quilômetros em viagens até o trabalho, deixando de emitir 13,132Kg de CO2 (dióxido de carbono), substância que gera poluição no ar.

Marja Rebelatto assumirá Colegiado de Educação em 2020 - O Colegiado de Educação da Amvali, coordenador pelo secretário Cristiano Rodolfo Tironi realizou no dia 10 de dezembro o último encontro do ano, na Escola Ministro Pedro Aleixo, em Massaranduba. O grupo avaliou as principais ações realizadas no ano e os planos para 2020. Também foi realizado a escolha da nova gestão do Colegiado, onde a secretária de Educação de Guaramirim, Marja Prüsse Rebelato, assumirá como coordenadora, a secretária de Educação e Cultura de Corupá Rosane Martini Berti como vice coordenadora. O secretário de Educação de Schroeder, Eberton Vargas Trentin, será o secretário do Colegiado.

Coleta de lixo e Águas de Massaranduba - A coleta de lixo em Massaranduba será normal, parando apenas no Natal (25) e na virada de ano (1º). Já a coleta seletiva que acontece sempre nas quartas-feiras, serão realizadas nos dias 26 e 27 de dezembro e 2 e 3 de janeiro de 2020. Na Águas de Massaranduba, o atendimento comercial encerra no dia 23 e retorna no dia 3 de janeiro. O atendimento normal a partir de 6 de janeiro. Para emergências ligar para 0800-643-4070, ou (47) 3379-2595.

Agenda

Ver todos