Geral

Saiba quais foram os nomes de bebês mais registrados em 2019 no Brasil

Pelo segundo ano consecutivo, Enzo Gabriel, João Miguel e Maria Eduarda foram os nomes mais registrados em bebês no País. O ranking divulgado pelo Portal Transparência do Cartório Civil, da Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Brasil - com base nos 4.472.331 registros realizados até o dia 19 de dezembro - apontam uma preferência nacional por nomes compostos em 2019.

Há dois anos, o cenário era outro: Miguel e Alice ocupavam as primeiras posições da lista. Em 2019, no entanto, o nome masculino aparece na oitava posição. Já o feminino ocupa o décimo lugar.

O levantamento agrupou dados dos 7.732 Cartórios de Registro Civil dos 26 Estados brasileiros e do Distrito Federal. Veja o ranking dos 10 nomes mais registrados em bebês em 2019, no Brasil: 1º Enzo Gabriel (16.672 registros), 2º João Miguel (15.082 registros), 3º Maria Eduarda (12.063 registros), 4º Pedro Henrique (11.103 registros), 5º Maria Clara (10.751 registros).

Em 6º aparece Maria Cecília (9.570 registros). 7º Maria Júlia (9.448 registros), 8º Miguel (9.436 registros), 9º Maria Luiza (9.132 registros) e em 10º Arthur (8.525 registros). O levantamento reúne dados de todos os 7.732 Cartórios de Registro Civil dos 26 Estados brasileiros e do Distrito Federal, que formaram uma base de mais de 2 milhões e 518 mil registros realizados até o dia 19 de dezembro.

Mudança de Nome

De acordo com a Arpen Brasil, quem por acaso não gostar do nome que recebeu dos pais pode fazer a alteração quando completar 18 anos, diretamente no cartório. A mudança não pode prejudicar sobrenomes de família. Também é possível a correção de nome, quando for comprovado erro evidente no registro.

Notas

Dico e Celestino dividirão presidência da Câmara este ano

Jaraguá do Sul - Desde o dia 1º de janeiro, Isair Moser, o Dico, do PSDB, é o presidente da Câmara de Vereadores. Ele recebeu nove votos contra dois para Ademar Winter, que votou em si e recebeu também de Rogério Jung, do MDB. O vice-presidente é Eugênio José Juraszek (PP), 1º secretário Celestino Klinkoski (PP) e 2º secretário Ronaldo Magal de Souza (PSD).

A eleição de Moser seguiu acordo firmado em 2016, após a eleição municipal. Em 2017 o presidente foi Pedro Garcia, em 2018 Anderson Kassner e no ano passado, Marcelindo Carlos Gruner, que se despediu no dia 31 de dezembro.

Estrutura da Secretaria de Educação muda de endereço-A Secretaria de Educação de Guaramirim está agora atendendo junto à Secretaria de Desenvolvimento Social e Habitação, localizado na Rua Irineu Vilela Veiga, 222, Centro. O telefone de contato é 3373-3397. A mudança ocorreu pelo fato de que em 2020 inicia a construção da nova estrutura da Escola Municipal de Educação Fundamental Dorvalino Felipe e, neste período, os alunos serão realocados para estudar no prédio da Secretaria de Educação, na Rua 28 de Agosto. A decisão de levar a Educação para atender no mesmo local do Desenvolvimento Social é para otimizar o espaço e economizar com aluguel. Com isso, a Defesa Civil e os Bombeiros Militares, que antes utilizavam salas na Secretaria de Desenvolvimento Social passaram a atender junto à Fundação Cultural.

Colaboradores da Lunelli aderem ao aplicativo Waze-A sustentabilidade é recorrente em todos os setores que envolvem a cadeia produtiva, e também a gestão do Grupo Lunelli, empresa que acaba de se tornar uma parceira do Waze Carpool, o aplicativo de caronas do Waze. A partir de agora, os colaboradores das duas unidades de Guaramirim podem utilizar o aplicativo Waze Carpool, solicitando ou oferecendo carona para os colegas de trabalho, por meio de grupos formados exclusivamente por usuários que sejam trabalhadores da empresa. A iniciativa é uma forma de transformar o trânsito de forma inteligente e sustentável, aproximando colegas de trabalho e gerando economia para motorista e passageiro. Com a novidade, a empresa já acumulou mais de 3,5 mil quilômetros em viagens até o trabalho, deixando de emitir 13,132Kg de CO2 (dióxido de carbono), substância que gera poluição no ar.

Marja Rebelatto assumirá Colegiado de Educação em 2020 - O Colegiado de Educação da Amvali, coordenador pelo secretário Cristiano Rodolfo Tironi realizou no dia 10 de dezembro o último encontro do ano, na Escola Ministro Pedro Aleixo, em Massaranduba. O grupo avaliou as principais ações realizadas no ano e os planos para 2020. Também foi realizado a escolha da nova gestão do Colegiado, onde a secretária de Educação de Guaramirim, Marja Prüsse Rebelato, assumirá como coordenadora, a secretária de Educação e Cultura de Corupá Rosane Martini Berti como vice coordenadora. O secretário de Educação de Schroeder, Eberton Vargas Trentin, será o secretário do Colegiado.

Coleta de lixo e Águas de Massaranduba - A coleta de lixo em Massaranduba será normal, parando apenas no Natal (25) e na virada de ano (1º). Já a coleta seletiva que acontece sempre nas quartas-feiras, serão realizadas nos dias 26 e 27 de dezembro e 2 e 3 de janeiro de 2020. Na Águas de Massaranduba, o atendimento comercial encerra no dia 23 e retorna no dia 3 de janeiro. O atendimento normal a partir de 6 de janeiro. Para emergências ligar para 0800-643-4070, ou (47) 3379-2595.

Agenda

Ver todos