Saúde

Saúde pede comunicação sobre macaco morto ou doente

Embora os macacos não transmitam a febre amarela para o homem, eles também são vítimas da doença e são os primeiros a serem afetados por viverem nas matas, mesmo local que os mosquitos transmissores

07/08/2019

A Secretaria Municipal de Saúde faz um pedido para a comunidade para que comunique em caso de encontrar macacos mortos ou adoecidos pelos telefones 3374-6400 ou 3374-6443, devido à febre amarela. Embora os macacos não transmitam a febre amarela para o homem, eles também são vítimas da doença e são os primeiros a serem afetados por viverem nas matas, mesmo local que os mosquitos transmissores. Macaco vivo é um bom sinal. Significa que naquele local o vírus da febre amarela ainda não está presente.

Mas, qualquer pessoa que souber da existência de macaco doente ou morto – inclusive ossadas e atropelamento – deverá comunicar a Secretaria de Saúde. A informação é fundamental para que as ações de controle e prevenção da doença sejam realizadas, impedindo que outras pessoas adoeçam. A forma de prevenir a febre amarela é a vacinação, que está disponível nos postos de saúde. Em Schroeder, até sexta-feira (2), 86,11% da população alvo – de nove meses a 59 anos – estava protegida contra a doença.

Por

Notícias relacionadas

x