Saúde

Secretaria de Saúde reforça alerta para vacinação contra o sarampo

Foto: Divulgação

Flávio José Brugnago

Flávio José Brugnago é Editor chefe do JDV e na bagagem carrega mais de 40 anos de profissão. 

A Secretaria Municipal de Saúde distribuiu alerta a população local para que seja feita a imunização contra o sarampo. No Brasil, segundo boletim epidemiológico de sarampo publicado no dia 5, foram registrados nos últimos três meses, 5.660 casos confirmados da doença. Dezenove Estados estão na lista de transmissão ativa do sarampo e 90,5% dos casos confirmados estão concentrados no estado de São Paulo.

Em Santa Catarina, já são 59 casos confirmados neste ano. De acordo com o boletim da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive-SC) divulgado na segunda-feira (4), o registro de confirmação da doença teve aumento de 31%. Guaramirim possui oito casos suspeitos de sarampo e um confirmado, sendo este morador da cidade de Schroeder, mas que recebeu atendimento no Hospital Municipal Santo Antônio.

O secretário de Saúde, Marcelo Deretti, explica que “em relação ao paciente confirmado com sarampo, todas as medidas estão sendo tomadas para que outras pessoas não sejam infectadas. Estamos realizando o bloqueio dos pacientes que tiveram contato com a pessoa contaminada. Vamos procurar estas pessoas para saber se receberam a dose da vacina e, caso não tenham sido imunizadas, que procurem as unidades de saúde para fazer vacina”.

Na terça-feira iniciou a campanha de vacinação em jovens entre 19 e 29 anos, que reforça o alerta da importância da imunização. No dia 30 de novembro haverá mais um Dia D de Vacinação. As unidades de saúde com salas de vacina estarão abertas, das 8h às 16 horas para que todos possam se proteger contra esta doença que pode levar a óbito.

Secretaria municipal atualiza o boletim sobre sarampo

Doze casos suspeitos de sarampo foram notificados e coletado material, sendo que sete foram descartados e um confirmado por meio de exame no Laboratório Central do Estado. A Secretaria de Saúde de Jaraguá do Sul divulgou boletim na terça-feira (5), citando também que quatro pessoas aguardam resultado do exame. A Vigilância Epidemiológica Municipal, em parceria com a Vigilância do Estado, está realizando as ações de investigação e bloqueio dos demais casos notificados relacionados ao evento de massa ocorrido no dia 18 de outubro, em Joinville.

O sarampo é uma doença respiratória, exantemática aguda e extremamente contagiosa, que pode evoluir com gravidade e causar com complicações como pneumonia e encefalite. A transmissão ocorre de pessoa a pessoa por meio de secreções expelidas ao tossir, espirrar, falar. O contágio tem sido descrito por dispersão de aerossóis com partículas virais no ar, em ambientes fechados, como escolas, creches e clínicas.

Os sintomas do sarampo são febre alta, tosse, coriza, olhos avermelhados e manchas vermelhas no corpo. Pessoas que apresentarem esses sintomas devem procurar a Unidade de Saúde para avaliação clínica e evitar a circulação em locais com aglomeração de pessoas.

Vacinação para jovens de 20 a 29 anos começa no dia 18

A vacina tríplice viral é a maneira mais eficaz de prevenção contra o sarampo, além de proteger também contra rubéola e caxumba. Jaraguá do Sul aplicou no ano 1.130 doses para crianças menores de um ano, 4.211 doses em crianças de um ano a menor de cinco anos, 3.516 na população de cinco a 29 anos e 7.531 em pessoas de 30 a 50 anos.

Desde o mês de outubro está ocorrendo a Campanha Nacional de Vacinação seletiva contra o sarampo. A primeira fase da campanha já foi realizada e a segunda acontece de 18 a 30 de novembro, sendo público alvo os jovens adultos com idade entre 20 a 29 anos.

No ano de 2019, foram notificados 322 casos suspeitos com taxa de notificação 0,43 por 100.000 habitantes. Neste período, foram descartados 248 casos, confirmados 59 (inclusive Schroeder e Guaramirim) e 15 estão em investigação e/ou reteste, conforme protocolo recomendado pelo Ministério da Saúde.

Notas

PLANO DIRETOR - A Prefeitura de Guaramirim, por meio da Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Urbano realizou ontem (6), a penúltima audiência pública de apresentação do Plano Diretor. O próximo (e último) acontece no dia 13 de novembro, na Câmara de Vereadores. Com ela, fecha as cinco audiências previamente programadas, onde os participantes se envolvem e discutem sobre este instrumento norteador da política de desenvolvimento municipal.

Vereador quer áreas de alagamentos mapeadas - O vereador Celestino Klinkoski mostrou preocupação com os alagamentos causados pelas chuvas do último final de semana em Jaraguá do Sul. Segundo ele, o volume de precipitação chegou a 55 mm no domingo à tarde e vários pontos da cidade sofreram com a água. Ele citou como exemplo um local no bairro Rio da Luz onde os moradores ficaram isolados por conta da enchente. O parlamentar lembra que já pediu à Prefeitura que restaure a tubulação da localidade e que troque por tubos novos, porém não foi atendido.

Klinkoski sugeriu que o município faça um trabalho de identificação dos locais de maior risco de alagamento. A partir desse mapeamento, a Secretaria de Obras poderá realizar a limpeza das tubulações e as obras de drenagem para evitar novos transtornos. O vereador também pede que a população ligue na Ouvidoria da Prefeitura (0800 642 0156) para que se possa fazer o mapeamento. Ele alerta que essa foi a primeira grande chuva que ocorreu neste semestre e que há muitas outras por vir com o verão que está por vir.

Estado vai duplicar trecho da SC-108 na região de Joinville - A ordem de serviço para início da obra de restauração e duplicação da SC-108, em Joinville foi assinada na terça-feira (5) pelo secretário de Estado da Infraestrutura e Mobilidade, Carlos Hassler. A iniciativa faz parte do programa Novos Rumos, um pacote de intervenções estratégicas do Governo do Estado para melhorar a infraestrutura catarinense.

O trecho, de pouco mais de 5 quilômetros, liga a BR-102 ao Distrito Industrial de Joinville onde estão localizadas mais de 200 empresas. O processo licitatório começou em 2017, mas só foi finalizado em 2018, aguardando desde então a ordem de serviço.

Atualmente sem qualquer manutenção, é por este trecho da rodovia que escoa boa parte da produção industrial do município. As obras se estenderão do entroncamento da BR-101 até a Rua Tenente Antônio João, passando pelas Ruas Hans Dieter Schmidt e Edgar Nelson Meister, e o acesso à Rua Dona Francisca.

 

Tubulação maior para escoamento - O vereador Arlindo Rincos (PSD) criticou a Administração Municipal em continuar implantando tubos de 40 centímetros em vias estruturais do município. Ele mostrou imagens que moradores fizeram no último final de semana mostrando alagamentos em vários pontos de Jaraguá do Sul. Segundo ele, as ruas foram alagadas com menos de meia hora de chuva intensa. Rincos lembrou que ele foi autor de um projeto de lei que proibia o município de implantar tubos com menos de 80cm nas vias estruturais da cidade, porém o projeto não foi aprovado porque esta é uma matéria em que apenas o Executivo pode deliberar. Ele pediu que a Prefeitura envie um projeto nos mesmos moldes para a Câmara, lembrando que o custo não sofre grandes variações pela bitola dos tubos.

Juraszek informa compra de saibreira - O vereador Eugênio Juraszek anunciou que o projeto de lei que vai permitir à Prefeitura comprar uma saibreira no Garibaldi na Câmara, o que vai possibilitar a retirada do material para a macadamização das ruas, principalmente nas áreas rurais. A ideia, segundo disse, é que o projeto seja votado ainda na sessão de quinta-feira (7). Juraszek observou que a luta para a aquisição é de oito anos, pelo menos. Outra observação refere-se à análise prévia do solo nas ruas que recebem pavimentação, o que dá segurança de que a deterioração não ocorra como até então.

 

Agenda

Ver todos