Sem categoria

Temendo coronavírus, moradores não deixam agentes de endemias entrar em casas em Jaraguá

Nos últimos dias, os profissionais da saúde têm encontrado dificuldades para combater a proliferação do mosquito da Dengue

27/03/2020

Em Jaraguá do Sul, agentes de Endemia da Secretaria de Saúde seguem no trabalho de monitoramento e orientação à comunidade de como evitar a proliferação do mosquito transmissor da dengue (aedes aegypti).

No entanto, nos últimos dias esses profissionais da saúde têm encontrado dificuldades em fazer seu trabalho.

Segundo a supervisora do Controle de Zoonoses da Secretaria de Saúde, Aline Cristiane Borba Monteiro, as pessoas não estão querendo receber os agentes.

“Esta semana fomos atender uma ocorrência registrada pela Ouvidoria do SUS de um possível foco num condomínio no bairro Vila Baependi, Simplesmente não nos deixaram entrar, Isto também tem se repetido em casas.”

Leia mais:

A supervisora acredita que essa dificuldade se deve ao fato das pessoas acharem que podem se contaminar com o coronavírus se permitirem a entrada dos agentes.

“É bom deixar claro que esses profissionais irão apenas acessar áreas comuns destas residências como pátios, estacionamentos e quintais. Não irão tocar em ninguém ou em alguma superfície da casa. Irão sim, direto onde está o possível foco e utilizam uma pipeta para coletar larvas para análise. Somente isso”, explicou Aline.

Mesmo com esta dificuldade, os agentes têm feito o possível para realizar seu  trabalho. “Muitas vezes, quando são impedidos de entrar nosso pessoal procura passar as orientações, muitas vezes, no portão da casa.

Leia mais: 

“Neste caso, o registro é feito como visita parcial. No entanto, quando o munícipe não se interessa em ouvir o registro passado à Ouvidoria é de visita recusada”, lamentou Aline. 

             

Dados da Secretaria de Saúde apontam que hoje há 22 focos de dengue em Jaraguá do Sul, sendo que os dois últimos descobertos mais recentemente no bairro Água Verde.

Um desses focos inclusive estava numa das 640 armadilhas para a coleta de larvas do mosquito transmissor espalhadas pela cidade.

Por

Notícias relacionadas

x