Últimas colunas de Cristiano Mahfud Watzko

EDUCAÇÃO FINANCEIRA

Caro (a) leitor (a), hoje peço licença para não escrever sobre o assunto de Educação Financeira. No dia 02 de outubro recebi uma ligação da minha esposa me dizendo que minha ´Oma Watzko` tinha falecido. A Dona Odila que esteve presente no velório disse para mim naquele dia: "Cris, depois você escreve um artigo em homenagem para a Oma". Admito que não consegui escrever na semana anterior, mas agora meu coração já consegue partilhar com os leitores um pouco dos meus sentimentos...

Por Cristiano Mahfud Watzko

EDUCAÇÃO FINANCEIRA

Além da aposentadoria, saiba as outras vantagens de uma previdência complementar... Leia mais

Por Cristiano Mahfud Watzko

EDUCAÇÃO FINANCEIRA

"Aprenda a evitar 7 erros comuns de finanças". Abaixo compartilho as informações, com algumas informações adicionais que considerei necessárias... Leia mais

Por Cristiano Mahfud Watzko

EDUCAÇÃO FINANCEIRA

Caro (a) leitor (a), faça bom uso deste valor disponibilizado pelo FGTS e principalmente, lembre-se o sucesso financeiro começa primeiramente com a vontade e depois ele se concretiza com pequenos atos realizados ao longo de vários dias, meses e até anos. Até a próxima.

Por Cristiano Mahfud Watzko

Calculadora mental

O conceito "calculadora mental" foi criado pelo ganhador do Nobel de Economia de 2017, Richard Thaler. Ela busca explicar uma tendência das pessoas em separar o seu dinheiro em diferentes categorias, ou "contas mentais", baseado em critérios completamente subjetivos como a fonte de recebimento do dinheiro ou a sua intenção de uso.

Por Cristiano Mahfud Watzko

Atos para o próximo e o dinheiro

Alguns dias atrás, num final de semana, fui com minha esposa na Feira da Mulher realizada na Arena Jaraguá. Ela me conhece bem, e quando passamos na frente do pequeno estande com alguns livros para venda, escutei dela: "Eu sei que você vai ir querer dar uma olhada". E claro que fui. Eu sempre acho que posso encontrar alguma bela oportunidade e por um bom preço.

Por Cristiano Mahfud Watzko

Por que você não investe?

Em recente entrevista dada ao Valor Investe a influenciadora digital Nathália Arcuri disse que o grande problema do brasileiro hoje não é falta de dinheiro para investir e sim falta de conhecimento.

Por Cristiano Mahfud Watzko

Sonhar grande e sonhar pequeno dá o mesmo trabalho

Recentemente li um artigo no site ?A Escolha Certa? que começava citando uma frase de Jorge Paulo Lehmann, um dos empresários mais ricos do Brasil, que diz o seguinte: ?Sonhar grande e sonhar pequeno dá o mesmo trabalho?. Por isso, sempre sonhe grande. E aqui questiono ao leitor (a), isto é aplicável as suas finanças? Como elas estão? As respostas cada um devem dar para si mesmo (a). Que tal separar um tempo e fazer uma análise nos próximos dias sobre o ?status? atual das suas finanças pessoais?

Por Cristiano Mahfud Watzko

Notas

PLANO DIRETOR - A Prefeitura de Guaramirim, por meio da Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Urbano realizou ontem (6), a penúltima audiência pública de apresentação do Plano Diretor. O próximo (e último) acontece no dia 13 de novembro, na Câmara de Vereadores. Com ela, fecha as cinco audiências previamente programadas, onde os participantes se envolvem e discutem sobre este instrumento norteador da política de desenvolvimento municipal.

Vereador quer áreas de alagamentos mapeadas - O vereador Celestino Klinkoski mostrou preocupação com os alagamentos causados pelas chuvas do último final de semana em Jaraguá do Sul. Segundo ele, o volume de precipitação chegou a 55 mm no domingo à tarde e vários pontos da cidade sofreram com a água. Ele citou como exemplo um local no bairro Rio da Luz onde os moradores ficaram isolados por conta da enchente. O parlamentar lembra que já pediu à Prefeitura que restaure a tubulação da localidade e que troque por tubos novos, porém não foi atendido.

Klinkoski sugeriu que o município faça um trabalho de identificação dos locais de maior risco de alagamento. A partir desse mapeamento, a Secretaria de Obras poderá realizar a limpeza das tubulações e as obras de drenagem para evitar novos transtornos. O vereador também pede que a população ligue na Ouvidoria da Prefeitura (0800 642 0156) para que se possa fazer o mapeamento. Ele alerta que essa foi a primeira grande chuva que ocorreu neste semestre e que há muitas outras por vir com o verão que está por vir.

Estado vai duplicar trecho da SC-108 na região de Joinville - A ordem de serviço para início da obra de restauração e duplicação da SC-108, em Joinville foi assinada na terça-feira (5) pelo secretário de Estado da Infraestrutura e Mobilidade, Carlos Hassler. A iniciativa faz parte do programa Novos Rumos, um pacote de intervenções estratégicas do Governo do Estado para melhorar a infraestrutura catarinense.

O trecho, de pouco mais de 5 quilômetros, liga a BR-102 ao Distrito Industrial de Joinville onde estão localizadas mais de 200 empresas. O processo licitatório começou em 2017, mas só foi finalizado em 2018, aguardando desde então a ordem de serviço.

Atualmente sem qualquer manutenção, é por este trecho da rodovia que escoa boa parte da produção industrial do município. As obras se estenderão do entroncamento da BR-101 até a Rua Tenente Antônio João, passando pelas Ruas Hans Dieter Schmidt e Edgar Nelson Meister, e o acesso à Rua Dona Francisca.

 

Tubulação maior para escoamento - O vereador Arlindo Rincos (PSD) criticou a Administração Municipal em continuar implantando tubos de 40 centímetros em vias estruturais do município. Ele mostrou imagens que moradores fizeram no último final de semana mostrando alagamentos em vários pontos de Jaraguá do Sul. Segundo ele, as ruas foram alagadas com menos de meia hora de chuva intensa. Rincos lembrou que ele foi autor de um projeto de lei que proibia o município de implantar tubos com menos de 80cm nas vias estruturais da cidade, porém o projeto não foi aprovado porque esta é uma matéria em que apenas o Executivo pode deliberar. Ele pediu que a Prefeitura envie um projeto nos mesmos moldes para a Câmara, lembrando que o custo não sofre grandes variações pela bitola dos tubos.

Juraszek informa compra de saibreira - O vereador Eugênio Juraszek anunciou que o projeto de lei que vai permitir à Prefeitura comprar uma saibreira no Garibaldi na Câmara, o que vai possibilitar a retirada do material para a macadamização das ruas, principalmente nas áreas rurais. A ideia, segundo disse, é que o projeto seja votado ainda na sessão de quinta-feira (7). Juraszek observou que a luta para a aquisição é de oito anos, pelo menos. Outra observação refere-se à análise prévia do solo nas ruas que recebem pavimentação, o que dá segurança de que a deterioração não ocorra como até então.

 

Agenda

Ver todos