Menu
Sábado | 22/07/2017 « Voltar
Coluna 24/03/2016

História

HISTÓRIA - Jaraguá do Sul completa no dia 26 de março, sábado, 82 anos como Município. A data festiva sempre lembrada é 25 de julho, da sua fundação. No entanto, a Câmara de Vereadores fará no dia 7 de abril, na Scar, uma sessão solene para marcar a data histórica, quando fará a restituição simbólica dos mandados do prefeito e dos vereadores da primeira legislatura (eleitos em 1936) e que foram cassados pelo Estado Novo, em 10 de novembro de 1937, por um Golpe de Estado.

HISTÓRIA 1 - Esse resgate histórico é extraordinário e envolve também o Museu Emílio da Silva, na área da pesquisa. Na época o regime autoritário de Getúlio Vargas cassou os direitos políticos de eleitos legitimamente pelo voto. Em Jaraguá do Sul eram Leopoldo Augusto Gerent (prefeito) e mais os vereadores Emmanuel Ehlers, Waldemar Grubba, Ricardo Grünwaldt, Emílio da Silva, Carlos Guenther Jr., Francisco Mees e Arthur Müller. Familiares estarão presentes na cerimônia.

MUDANÇAS - O mapa político-partidário mudou nas Câmaras de Vereadores. Em Jaraguá do Sul quatro vereadores mudaram de partido - João Fiamoncini (ex-PT), Arlindo Rincos (ex-PP) e Jair Pedri (ex-PSDB) foram se abrigar no PSD e Amarildo Sarti (ex-PV) agora é PSDB. Em Massaranduba, Giovani Tonet (ex-PT) buscou o PDT onde iniciou a atividade partidária e em Schroeder, Maicon Burgardt e Aurino Wudke (ex-PT) foram para o PMDB e PR, respectivamente.

SÓ O PUPO - Dos vereadores do PT, apenas o Pupo, de Guaramirim, continua empunhando a bandeira da estrela vermelha, na região. Em Schroeder, o vice-prefeito Moacir Zamboni é o último bastião, com mandato, no Partido dos Trabalhadores. É o reflexo do que acontece nos altos escalões da república. Mas, não é apenas o PT que está chafurdado na lama da corrupção. Tem muitos outros também. Vem muita coisa pela frente, ainda.

CPMF – A Federação dos Municípios de SC disse não a volta da CPMF. O placar foi apertado: 21 a 18. Foram os votos dos prefeitos de Massaranduba, Jaraguá e Guaramirim que decidiram pelo não. Isso precisa ficar registrado.


Flávio José

« Voltar
Jornal do Vale do Itapocu - Tel.: (47) 3275-0633 | 3371-1182 - Rua 25 de Julho, 1936 - Jaraguá do Sul - SC Desenvolvido por Empresadois