Menu
Segunda-feira | 18/12/2017 « Voltar
Coluna 20/04/2017

NF Jaraguá

NF JARAGUÁ - O Município de Jaraguá do Sul pode adotar o mesmo modelo do Programa Nota Fiscal Paulista para incentivar a população a solicitar o documento e, com isso, aumentar a arrecadação. Em São Paulo, o Programa devolve até 20% do ICMS efetivamente recolhido pelo estabelecimento a seus consumidores. Ele é um incentivo para que os cidadãos que adquirem mercadorias exijam o documento fiscal. Os consumidores que informarem o seu CPF ou CNPJ no momento da compra poderão escolher como receber os créditos e ainda concorrerão a prêmios em dinheiro.

NF JARAGUÁ 1- A informação é do vice-prefeito Udo Wagner. Segundo ele, a questão será objeto de estudo, mas vê como uma maneira de elevar a arrecadação municipal. A busca do dinheiro novo é necessária. Novos projetos estão sendo feitos e outros já encaminhados para que Jaraguá do Sul volte a fazer investimentos no setor público. Dentro dessa perspectiva, a Prefeitura vai encaminhar carta de intenções ao CAF - Banco de Desenvolvimento da América Latina para empréstimos destinados à infraestrutura. No CAF a burocracia é menor, melhor carência e período de amortização.

INVESTIMENTOS - Da nova geração de políticos e estreando na Câmara de Vereadores, Fabiano Kempski e Joanir Lewandowski, que fazem parte da bancada polaca de Massaranduba, estão pleiteando investimentos em escolas do Estado. Kempski, com a subscrição de todos os vereadores, requereu a ADR de Jaraguá do Sul a construção do novo prédio para a Escola Felipe Manke, de Massarandubinha, cujas instalações estão obsoletas. Já Joanir solicita campo de futebol e pista de atletismo circundando na Escola General Rondon, que foi inaugurada no final do ano passado.

PROPOSTAS - A experiente secretária da Saúde de Guaramirim, Ivone Kinas Gonçalves da Luz, tem propostas ousadas para avançar no setor da atenção básica. A ideia é trazer o posto do Imigrantes para o Nova Esperança, que funcionaria com duas equipes da ESF e o posto do Avaí, também com duas equipes. O posto central passaria para o Ambulatório Médico de Especialidades e onde está o AME, seria um CAPs. Claro que isso não será feito de uma hora para outra, exige planejamento e investimentos. Deve encontrar resistências, mas é uma proposta interessante.


Flávio José Brugnago

« Voltar
Jornal do Vale do Itapocu - Tel.: (47) 3275-0633 | 3371-1182 - Rua 25 de Julho, 1936 - Jaraguá do Sul - SC Desenvolvido por Empresadois