Menu
Sexta-feira | 26/05/2017 « Voltar
Coluna 28/04/2017

Que marcas um sorriso pode deixar?

Há algum tempo venho pensando sobre as marcas que um sorriso pode deixar na nossa vida. Talvez por sentir que todo momento é propicio para isso e por considerar que tenha um grande e nobre significado, pensei em compartilhar com outras pessoas e saber o que pensavam sobre isso. Ao questioná-las sobre as marcas de um sorriso, começaram a fazer movimentos fisionômicos: um subindo os cantos da boca, outro mostrando os dentes ou estreitando os lábios e sorriso. Muitas outras formas foram apresentadas, ou seja, são visíveis as marcas físicas, as expressões do sorriso.

Bem, lhes disse que não era isso o que eu tinha em mente. A minha investigação vai além das marcas físicas. Minha busca é pelas marcas mais profundas, as que mostram os contornos da alma, como as marcas de um sorriso terno, que acalenta o coração, ou as marcas de um sorriso alegre, que contagia quem o recebe. Quem sabe um sorriso sugestivo a me convidar para alguma aventura? E muitos outros passaram pela minha mente, como o sorriso encabulado. Já viram esse? E o sorriso forçado?! Tem também! Enfim, tem muitos sorrisos que são tão expressivos na parte física, que vão além: revelam sentimentos, pensamentos e a condição interna de cada um.

O sorriso como expressão dos sentimentos mostra ações que, mesmo fisionômicas, interferem positivamente na vida daquele que o recebe. E, em correspondência, como um espelho, reflete para quem o dá. O pensador e humanista Carlos Bernardo González Pecotche¹ ensina, por exemplo, que “os pensamentos de amor verdadeiro e consciente para com o semelhante, embelezam de uma maneira muito particular a fisionomia humana, pondo nos olhos a doçura; nos lábios, o fresco sorriso da felicidade; e na alma, a nobre expressão do sentimento." Compreendi que o sorriso deixa marcas e elas podem ser as melhores possíveis. Que o nosso sorriso seja sempre o mensageiro do bem, o emissor da paz e difusor de novos sorrisos. Vamos tornar melhor o dia do outro. Vamos fazer melhor o nosso dia. Sorria! Você pode estar fazendo alguém feliz.

Veronicia Torri - Estudante de Logosofia


Artigo do Leitor

« Voltar
Jornal do Vale do Itapocu - Tel.: (47) 3275-0633 | 3371-1182 - Rua 25 de Julho, 1936 - Jaraguá do Sul - SC Desenvolvido por Empresadois