Menu
Sexta-feira | 26/05/2017 « Voltar
Coluna 28/04/2017

Virtudes Econômicas

Caro leitor, recentemente li um excelente artigo sobre virtudes econômicas. O texto começava com as seguintes palavras: “Ter uma vida financeira equilibrada e saudável é igual a cuidar da saúde: não basta somente ter o conhecimento teórico, é preciso praticar muito! Pequenas atitudes e hábitos irão fazer toda a diferença em 10 ou 20 anos.

Abaixo cito as virtudes que o leitor deve buscar dominar o quanto antes.

1. Controle da busca pela gratificação imediata: Esta virtude é vital para que tenha sucesso financeiro. Ela consiste na capacidade de deixar de satisfazer um desejo imediato por algo melhor no futuro. Nada mais é do que deixar de lado uma gratificação momentânea e ter paciência para ter uma gratificação maior no médio e longo prazo. Como exemplo, em vez de comprar as roupas e sapatos do momento que lhe dão um `status´ social atual, você poderia ter paciência e direcioná-lo para outros objetivos.

2. Entender o significado do `valor´: Este conceito é algo difícil de definir. Um bom significado é: tirar o máximo proveito de cada dinheiro que você gasta. Não significa necessariamente comprar o produto ou serviço mais barato, todas as vezes. Busque levar em consideração a qualidade, a durabilidade e a real utilização dos itens que deseja comprar e que realmente compra.

3. Buscar coisas de graça: Existem muitas coisas de graça, ou quase de graça, e que podem ajudar a gastar menos. Como sugestão, busque opções de cultura e lazer ao ar livre ou em parques. Outra opção é viajar e ficar hospedado na casa de amigos ou conhecidos. Buscar restaurantes com descontos também é uma outra boa opção, porém é importante que a promoção em si não seja a desculpa para que possas consumir acima do seu orçamento.

4. Ignorar o que é muito popular ou o que `está na moda´: Boa parte dos seus gastos tende a ser realizado em compras motivadas por modismos. O último lançamento de um tênis de marca, um relógio caro, o carro do ano com design inovador ou a roupa que a modelo famosa acabou de usar na propaganda da televisão. Sugiro que busque a aprender a ignorar um pouco esta cultura do modismo e tenho certeza que serás mais feliz.

5. Mantenha-se informado: Esta virtude é essencial para que tenha sucesso financeiro. Estar antenado com as tendências do mercado, trocar ideias e ouvir outros pontos de vista, é fundamental para que o leitor busque manter um seu portfólio de investimentos com várias opções e adequado ao seu perfil pessoal.

Quantas das virtudes econômicas acima o leitor já veem desenvolvendo e aplicando no seu dia-a-dia? A resposta é pessoal. Porém, tenho certeza de que se o leitor buscar aplica-las na prática, irá fazer toda diferença na sua vida financeira. Desejo sucesso financeiro ao leitor. Até a próxima.


Cristiano Mahfud Watzko

« Voltar
Jornal do Vale do Itapocu - Tel.: (47) 3275-0633 | 3371-1182 - Rua 25 de Julho, 1936 - Jaraguá do Sul - SC Desenvolvido por Empresadois