Menu
Sexta-feira | 20/10/2017 « Voltar
Coluna 06/10/2017

Mudanças

 BOLSONARO – Ele vem de novo a Jaraguá do Sul. Não o pai Jair, pré-candidato a presidente da República, mas o filho, o deputado federal por São Paulo, Eduardo Bolsonaro, no feriado de 15 de novembro. Ele estará na Schützenfest e deve aproveitar para tratar de questões de ordem política também. É uma espécie de “braço direito” do pai e um anteparo para evitar maiores polêmicas. Há os que gostam e os que odeiam os Bolsonaro. A candidatura de Jair parece irreversível, mesmo faltando um ano para as eleições presidenciais.

 MUDANÇAS – A partir do dia 13 de novembro os eleitores de Schroeder passam a pertencer a 17ª Zona Eleitoral de Jaraguá do Sul. Até o dia 27 de outubro continuam vinculados a 60ª Zona Eleitoral de Guaramirim. A mudança faz parte do rezoneamento proposto pelo TRE de Santa Catarina. Entre os dias 27 de outubro e 13 de novembro, as operações de agendamento de biometria para Schroeder estarão suspensas por conta da migração da base de dados à 17ª Zona Eleitoral. Em 2018 o sistema de votação em Schroeder será híbrido.

 PLEBISUL – No sábado, 7 de outubro, o Movimento “O Sul é o meu País” fará novamente uma consulta popular nos 1.191 municípios de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul, para saber sobre o desejo de formar uma nova nação. O eleitor fará um xis em uma das opções: sim ou não. Em Jaraguá do Sul serão 22 urnas, cinco em Schroeder, cinco em Guaramirim, duas em Corupá e duas em Massaranduba. Será apenas uma consulta pública, sem valor jurídico, uma vez que não se trata de plebiscito autorizado pela justiça.

 SEM PARTIDO – Deputado Altair Silva (PP), da região de Chapecó, circulou ontem por Jaraguá do Sul para divulgar o projeto de lei que institui no âmbito do sistema estadual de ensino o Programa Escola sem Partido. Segundo ele, o objetivo é afastar das salas de aula do ensino fundamental e médio a prática da doutrinação política e ideológica por parte do corpo docente ou administrativo. Altair tem encontrado fortes críticas de opositores que veem na iniciativa como uma mordaça. O projeto foi apresentado em agosto.

 HOMENAGEM – A família do ex-delegado da Comarca de Guaramirim, Alcivandro Espezim, ficou comovida pela homenagem concedida pela Assembleia Legislativa de Santa Catarina, dando o seu nome a Delegacia. A proposição foi dos deputados Padre Pedro e Vicente Caropreso. A lei foi sancionada em junho pelo governador Raimundo Colombo.

 INAUGURAÇÃO – Ainda não está cem por cento certo, mas a inauguração do trecho revitalizado da SC-110, da Barra do Rio Cerro até o sopé da Serra do Jaraguá deve acontecer no dia 21 de outubro, com a presença do governador Colombo, que aproveitará para fazer uma prestação de contas dos investimentos do Governo do Estado na região.

 DEFESA CIVIL – Iniciou esta semana a implantação do Centro Integrado de Gerenciamento de Riscos e Desastres – Regional Jaraguá do Sul, defronte o quartel do 14º Batalhão PM, onde fica o estacionamento da Arena. A base foi feita e agora vai receber a estrutura modular com cerca de 150 m2 de área. Estará interligado ao Cigerd central, em Florianópolis.

 EMOÇÃO – Quem foi a Scar na noite de quarta-feira (4) se emocionou com o cerimonial de abertura do Congresso Estadual das Apaes. A apresentação dos usuários (alunos) na execução do hino nacional e na dança foi muito linda. Até o mais insensível sentiu o esforço e a força de vontade de mostrar o trabalho. Foram aplaudidos de pé.


Flávio José Brugnago

« Voltar
Jornal do Vale do Itapocu - Tel.: (47) 3275-0633 | 3371-1182 - Rua 25 de Julho, 1936 - Jaraguá do Sul - SC Desenvolvido por Empresadois