Menu
Domingo | 21/01/2018 « Voltar
Coluna 15/12/2017

Genérica

GENÉRICA – Estava pautada para ontem (14) a segunda votação do projeto de lei que atualiza a Planta Genérica de Valores para efeito de cobrança do IPTU para 2018. A última revisão ocorreu faz 16 anos. É bastante tempo. A maior parte dos contribuintes vai sentir o peso no bolso, mas o secretário Márcio Erdmann, da Fazenda, diz que pelo menos 12% dos mais de 59 mil cadastros verá o IPTU reduzido, ou 7.194 deles. É esperar para ver. A Prefeitura fará no dia 19 o pregão presencial para contratar a empresa que fará a confecção dos carnês para 2018.

ESTALEIRO – Médico e secretário da Saúde também adoecem. O deputado Vicente Caropreso que deixará o governo nos próximos dias para retornar à Assembleia Legislativa, foi internado para exames na madrugada de ontem na Capital do Estado, onde permaneceu sob os cuidados do corpo clínico. A suspeita de trombone venosa profunda não foi confirmada pelos exames iniciais. Logo o “italianão” estará recuperado e na ativa. Em 2018 colocará todos os esforços para a reeleição. A parada será indigesta. Não haverá tempo mole para ninguém.

OBSERVATÓRIO – Não tem mais volta. Jaraguá do Sul terá o Observatório Social do Brasil. A comissão organizadora trouxe o presidente da Rede OSB, Ney Ribas, para explicar o que é e como é. Um público considerável compareceu para ouvir o relato de Ribas e aprovou a criação, o que deve se confirmar até o final de janeiro. O passo, agora, é buscar fonte de financiamento privado para manter a estrutura mínima. O OSB vai atuar nas licitações, confrontando valores, verificando as mercadorias e os serviços, como também acompanhar a produção legislativa.

OBSERVATÓRIO 1 – O Observatório, é bom que se registre, não tem poder de polícia na fiscalização, mas atuará na promoção e melhoria da gestão pública. Vai apontar as divergências e encaminhá-las à Prefeitura e Câmara para correção, se necessário. Vai atuar, também, no monitoramento da frota de veículos, nos cargos de confiança, nos estoques e outros setores. Vai ficar de olho na coisa pública, exercendo o direito que cada cidadão tem de cobrar dos entes públicos a boa aplicação dos recursos e a qualidade dos serviços prestados. Alguém contra?


Flávio José Brugnago

« Voltar
Jornal do Vale do Itapocu - Tel.: (47) 3275-0633 | 3371-1182 - Rua 25 de Julho, 1936 - Jaraguá do Sul - SC Desenvolvido por Empresadois