Menu
Quinta-feira | 19/04/2018 « Voltar
Coluna 19/12/2017

Retorno ICMS

É HOJE – Sessão marcada para as 17h30min desta terça-feira (19) vai eleger a nova Mesa Diretora da Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul. Diferentemente de outras Câmaras Legislativas em nível estadual e federal, o mandato fixado na Lei Orgânica do Município e no Regimento Interno é de um ano. Como é a última sessão ordinária de 2017, os vereadores elegerão o quadro dirigente para 2018. É praticamente certo que Anderson Kassner, o mais bem votado na última eleição seja o presidente, com Marcelindo Gruner de vice e Celestino Klinkowski como 1º secretário.

É HOJE 1 – Eles serão os novos mandatários da Câmara Municipal, se a votação se confirmar. O presidente Pedro Garcia diz que cumprirá o acordo e vai votar em Anderson. Ainda serão realizadas sessões extraordinárias em dezembro. A primeira deve acontecer na quinta-feira. Tem pelo menos uma dúzia de projetos em análise para serem votados. Deve haver no mínimo duas extraordinárias, mas se houver pedido de vistas de projetos, o período pode se estender. As atenções, agora, estão centradas na eleição da Mesa Diretora. Em princípio a chapa será a anunciada na nota acima.

ERNESTÃO – Em Guaramirim, o vereador Carlos Ernesto Friedmann, o Ernestão, deve ser o próximo presidente da Câmara. Esse é o acordo entre o PP e o PMDB. Osni Bylaardt deve renunciar a presidência no dia 15 de janeiro e Ernesto vai assumir o principal cargo no Poder Legislativo Municipal. A Câmara de Guaramirim tem ainda duas sessões ordinárias, nesta terça e na quinta-feira, quando a pauta de votação deve ser zerada. Depois entra em recesso. E assim, o primeiro ano da legislatura está terminando. Passou rápido. Sobraram três, mas também é uma piscada de olhos.

TUCANOS – No final da tarde de ontem (18) aconteceria reunião entre o presidente do PSDB de Massaranduba, Mário Fernando Reinke, com os vereadores Djonathan Cisz, Fabiano Kempski e Joanir Lewandowski. Um dos assuntos da pauta seria a eleição do novo presidente da Câmara. O atual, Vanderlei Sasse, pelo acordo, deve renunciar. O nome da vez é do vereador Djow Cisz, ele que no início de dezembro foi eleito em Brasília como secretário nacional de Comunicação da Juventude do PSDB. Agora é a vez de um tucano comandar a Câmara. Os detalhes seriam acertados na reunião de ontem.

MERÍSIO – O deputado Gélson Merísio foi lançado no sábado, em Campo Alegre, na chácara de Darci de Matos, pré-candidato a governador. Ele é do PSD, mas também estiveram lideranças do PSB e do PP, além de prefeitos e vereadores. O governador Colombo igualmente compareceu e declarou o seu apoio. Pelo andar da carruagem, PSD, PSB e PP estarão juntos em 2018. Colombo, que deve concorrer a senador, está se distanciado do PMDB, pela leitura que se faz do apoio explícito dado ao seu correligionário. O desenho eleitoral começa a ganhar forma. Mas, nada é definitivo.

RETORNO ICMS – As fábricas da BMW e Hyosung estão enriquecendo Araquari. O município vai receber R$ 8,9 milhões a mais de retorno do ICMS em 2018 do que este ano, por conta de aumento de 31,4% no valor adicionado. Os índices oficiais foram divulgados na sexta-feira (15). Joinville terá o maior índice de retorno (8,6%), Itajaí (7,2%), Blumenau (4,8%), Florianópolis (2,8%) e Jaraguá do Sul (2,7%). Nos últimos anos Jaraguá vem perdendo participação, o que significa menor retorno de ICMS. A queda para 2018 será de 9,1%. Na divulgação preliminar, chegava a 15%.

RETORNO ICMS 1 – O impacto negativo dessa queda vai representar R$ 11,5 milhões a menos de ICMS que será repassado ao longo de 2018 ao município em relação a este ano. É o pior impacto entre as maiores cidades do Estado. São Bento do Sul também teve queda acentuada, de 8,6%, mas tem cidades com quedas maiores: Abdon Batista (-21,4%), Apiúna (-12,5%), Piratuba (-11,2%) e Porto União (-10,4%), que estão na frente de Jaraguá e São Bento.


Flávio José Brugnago

« Voltar
Jornal do Vale do Itapocu - Tel.: (47) 3275-0633 | 3371-1182 - Rua 25 de Julho, 1936 - Jaraguá do Sul - SC Desenvolvido por Empresadois