Menu
Terça-feira | 21/08/2018 « Voltar
Coluna 30/01/2018

Empregos

PARTIDOS – Não precisa se beliscar pensando que está sonhando. É a mais pura verdade. Setenta e três partidos estão em processo de formação no Brasil, quantidade de legendas que comunicaram ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que obtiveram registro civil em Cartório, um dos requisitos iniciais para o processo de criação de partido político no País. O último a comunicar a sua criação ao TSE, é o Partido das Sete Causas (P7) no dia 23 de janeiro. É o mais “novinho”. Na lista dos já criados e que podem lançar candidatos estão 35 agremiações partidárias.

PARTIDOS 1 – Têm partidos políticos para todos os gostos, segmentos, categorias, ideologias, religiosidade e pertencimento étnico. A criatividade do brasileiro não tem similar. Além do Partido das Sete Causas tem o Partido Carismático Social e o Partido Nacional Corinthiano. E, pasmem, está sendo recriada a Aliança Renovadora Nacional (Arena) e a União Democrática Nacional (UDN). Dessa montoeira de partidos, quem conseguir o registro do estatuto no TSE e cumprir com a legislação até seis meses antes da eleição, poderá lançar candidato.

PARTIDOS 2 – Não bastassem à penca de partidos já existentes e 73 na lista de criação, alguns estão mudando de nome. O Partido Trabalhista do Brasil (PTdoB) agora se chama “Avante” e o Partido Trabalhista Nacional (PTN) é o Podemos (PODE). Outros três devem alterar a denominação. O Partido Social Democrata Cristão quer se chamar Democracia Cristã (DC) e o Partido Ecológico Nacional quer mudar para Patriota (PATRI) e o Partido Progressista (PP), que é forte na região, quer se transformar simplesmente em Progressistas. O que dizer disso?

EMPREGOS – Santa Catarina, Estado que não está na “grife” dos noticiários nacionais foi quem mais criou empregos no Brasil no ano passado: 29.441. Deixou para traz os “grandões”, mostrando a seriedade de quem empreende. Na região, os saldos (diferença entre admissões e demissões) foram positivos. Guaramirim criou 418 empregos novos entre janeiro e dezembro, Barra Velha 311, Jaraguá do Sul 288, Schroeder 192, São João do Itaperiú 130 e Corupá 48. Somente Massaranduba teve saldo negativo de 49. Demitiu mais que empregou.

DE VOLTA – A Câmara de Vereadores de Guaramirim reinicia no dia 1º de fevereiro, quinta-feira, às 18h, o período ordinário de sessões. Na sexta-feira (2), às 8h, será a instalação da Câmara de Vereadores Mirins, com a realização da primeira sessão do ano. A renovação dos nomes é feita anualmente, por meio de votação nas escolas.

AMBIENTAL – O Instituto do Meio Ambiente de SC (antiga Fatma) vai liberar R$ 58 mil para a Unidade de Conservação Morro dos Stinghen, em Jaraguá do Sul, destinados à elaboração do plano de manejo, que discrimina as normas e restrições para uso, assim como investimento na sua segurança, com a instalação de câmeras.

AMBIENTAL 1 – São 41 hectares que integram o patrimônio público municipal na categoria de parque natural. A criação foi em 2015. A UC está localizada na área rural do Bairro Barra do Rio Cerro.


Flávio José Brugnago

« Voltar
Jornal do Vale do Itapocu - Tel.: (47) 3275-0633 | 3371-1182 - Rua 25 de Julho, 1936 - Jaraguá do Sul - SC Desenvolvido por Empresadois