Menu
Segunda-feira | 28/05/2018 « Voltar
Coluna 01/02/2018

O perigo mora ao lado - “salvadores da pátria”

A falência da política brasileira, sepultada pela operação Lava Jato e ratificada pelo descrédito cada vez mais enraizado junto a classe política, evidenciam uma importante questão: E agora? É nesse universo de desilusão que os Salvadores da Pátria se perpetuam, sempre com soluções aparentemente fáceis, os moralistas têm como máxima a proteção das minorias e classes injustiçadas. Donos de seus partidos e imunes a críticas de seus leais seguidores, estes se veem inatingíveis pelo erro. Com o discurso populista e polarizado de sempre os crentes dos "Salvadores da Pátria" se obliteram no canto da sereia.

Luiz Inácio Lula da Silva, (a alma mais honesta do Brasil conforme o próprio crápula) passará livre junto aos seguidores de sua seita, mesmo após sua condenação. Não bastassem os desvios na ordem dos milhões e um julgamento unânime feito por 4 juízes, Lula ainda é visto como semideus, o Mandela contemporâneo para seus seguidores.

Diametralmente opostos (ou não tanto), Bolsonaro está longe de ser o paladino da moralidade. Os gastos de sua campanha eleitoral, digo, caravana, chegaram a R$ 362 mil, pagos com "dinheiro público". Sobre ele ainda recaem práticas nada puritanas como o uso de auxílio moradia enquanto possuía apartamento próprio, denúncias de usar uma assessora como caseira, além de gastar R$100 mil em cartas no último ano eleitoral.

Sob seus olhos também ocorreram a contratação de sua ex-mulher, ex-cunhado e ex-sogro no legislativo, embora tenham sobre vindo antes da súmula do STF normatizar a prática do nepotismo. Tecnicamente, pode não ser nepotismo, mas é nepotismo. O "mito" da moralidade se sustenta apenas para aqueles que preferem se enganar a ver a verdade.

São poucos os eleitores que ainda não se abstiveram da razão, precisamos nos amarrar aos nossos valores, assim como Ulisses o fez em a Odisséia. Ayn Rand adverte, "Você pode ignorar a realidade, mas não pode ignorar as consequências de ignorar a realidade".

Rodrigo Livramento - livramento@livratto.com.br


Rodrigo Livramento

« Voltar
Jornal do Vale do Itapocu - Tel.: (47) 3275-0633 | 3371-1182 - Rua 25 de Julho, 1936 - Jaraguá do Sul - SC Desenvolvido por Empresadois