Menu
Sexta-feira | 21/09/2018 « Voltar
Coluna 14/02/2018

Sem Chance

SÓ POLÍTICA – A vereadora Marina Fernandes, do PSD de Schroeder, a primeira mulher a ocupar a presidência do Legislativo Municipal, vai se dedicar exclusivamente à política. Servidora da área da saúde há 24 anos, Marina atualmente de férias quer permanecer até o final do mandato fazendo o que gosta: política. Como é servidora pelo regime celetista, uma lei deve ser aprovada pela Câmara confirmando o afastamento das atividades. Em Massaranduba tem caso semelhante. O presidente da Câmara, Djonathan Cisz, também é servidor municipal e durante este ano está afastado, sem remuneração, dedicando-se exclusivamente ao cargo. Depois retorna.

VAI VOLTAR – A Escola de Governo e Cidadania deve voltar. Depois de paralisação de dois anos (2016 e 2017), a Amvali está lançando pelas redes sociais o período de matrículas para ocupação mínima de 35 vagas. O valor mensal é R$ 120,00, informa a secretária-executiva Juliana Horongozo Pereira. Se houver número suficiente de matrículas ele será realizado a partir de março. A Escola de Governo parou na 15ª edição consecutiva. Não resta dúvida da sua importância. Grande parte dos atuais mandatários municipais passou por ela e tirou grandes lições para o mandato e para a vida.

OS MALDITOS – Os maruins são uma praga no meio rural, mas também estão presentes na área urbana. No dia 26 de fevereiro à tarde, no auditório da Amvali, será discutida a implantação de um laboratório para estudo no Garibaldi. A ideia é implantá-lo nas dependências da antiga usina de leite, no Ribeirão Cacilda. O encontro deve reunir vereadores, prefeitos e os deputados Vicente Caropreso e Patrício Destro. O vereador Eugênio Juraszek é um dos mais entusiasmados da iniciativa e já levantou o assunto na Câmara Municipal várias vezes.

OS MALDITOS 1 – O biólogo Luiz Américo de Souza, da Fundação 25 de Julho, de Joinville, que desenvolve pesquisa de novos métodos para combater o maruim estará presente. O trabalho é desenvolvido com apoio da Amvali. Uma técnica para o controle das larvas do maruim a base de clorofila está na fase final de estudos. Para isso, é preciso investimentos. Existe expectativa de uma emenda parlamentar de R$ 400 mil para a compra de equipamentos. O assunto deve ser colocado no encontro do dia 26. A proliferação do maruim já é caso de saúde pública.

AVANÇANDO – Guaramirim abre na quinta-feira (15), na Rua 28 de Agosto 491, Bairro Nova Esperança, o Posto de Saúde, transferido do Bairro Imigrantes. O amplo espaço de 500 m2 vai possibilitar também a implantação de uma segunda equipe da Estratégia Saúde da Família, do Centro. É um avanço importante na área da atenção básica. O espaço é amplo e confortável. A sua construção foi dimensionada para atender as especificações exigidas pela legislação sanitária.

SEM CHANCE – Schroeder foi o único município que não decretou ponto facultativo no carnaval. O prefeito Osvaldo Jurck é enfático e garante que no seu mandato, está fora de cogitação folgar no carnaval. Chegou a receber uma “pressãozinha” dos colegas, mas não cedeu. Até o comércio trabalhou na segunda-feira (está fechado na manhã de hoje). A Câmara de Vereadores realizou sessão normalmente à noite. Ninguém morreu por trabalhar no dia.

flavio@jdv.com.br


Flávio José Brugnago

« Voltar
Jornal do Vale do Itapocu - Tel.: (47) 3275-0633 | 3371-1182 - Rua 25 de Julho, 1936 - Jaraguá do Sul - SC Desenvolvido por Empresadois