Menu
Sexta-feira | 21/09/2018 « Voltar
Coluna 21/02/2018

Quaresma

Chegamos novamente a este intenso período de reflexão, oração e ação na Igreja Católica que é a Quaresma. Preparando-se para cumprir sua missão entre os homens, Jesus jejuou durante quarenta dias e quarenta noites , um tempo de intensa preparação a acontecimentos marcantes na História da Salvação, a Páscoa, a Ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo. A Quaresma é a graça de Deus nos alcançando nas muitas limitações humanas e um tempo favorável para esta volta ao coração de Deus. Oferece-nos oportunidade de refletir mais uma vez sobre o cerne da vida cristã, o Amor. Trata-se de um percurso marcado pela oração, partilha, silêncio e o jejum, com a esperança de viver a alegria pascal .

A quaresma abre a Campanha da Fraternidade de 2018 com o tema Fraternidade e Superação da violência, tendo como lema “Em Cristo somos todos irmãos”(Mt 23,8). Papa Francisco nos orienta com uma mensagem para a quaresma de 2018 : Alerta os fieis sobre falsos profetas e o risco do amor se apagar. “E, ante o progresso crescente da iniqüidade, a caridade de muitos se esfriará ”(Mt 24,12). Jesus se refere aos encantadores de serpentes, charlatões, oferecendo soluções simples e imediatas para as aflições, remédios ineficazes. Esses impostores oferecem coisas sem valor, tiram aquilo que é mais precioso como a dignidade, a liberdade e a capacidade de amar.

Caro amigo leitor, o remédio oferecido pela Igreja Católica neste tempo de quaresma é oração, esmola e jejum. A oração que consola seu coração no coração de Deus, a esmola que liberta da ganância e ajuda descobrir o irmãos e o jejum é o freio, moderação, equilíbrio que torna a pessoa mais atenta a Deus , a si mesmo e ao próximo. A penitência no tempo quaresmal não seja interna e individual, mas externa e social. São recomendados os exercícios espirituais, as liturgias penitenciais, peregrinações em sinal de penitência, as privações voluntárias, obras missionárias(Catecismo da Igreja Católica nº 1438).

Nesse tempo, ressoa o grito de Jesus : “Convertam-se, porque o Reino de Deus está próximo”. Quando nos convertemos e abrimos os olhos para a novidade do Reino, descobrimos que Jesus nos situa em uma nova realidade; Ele nos conduz, é nosso guia por caminhos novos de amor e misericórdia. As renúncias que fizemos durante a quaresma se torna caminho de perfeição, um preparo para o encontro com o Ressuscitado na Páscoa do Senhor. É maravilhoso, vale a pena viver intensamente esses 40 dias como aprendizado para uma vida inteira, apesar de muita luta espiritual, o sentimento de vitória é inigualável. Que o bom Deus nos conceda uma Santa Quaresma.

Rosane Teresinha Peixer Röper – Co fundadora da Comunidade Bom Pastor


Rosane Teresinha Peixer Röper

« Voltar
Jornal do Vale do Itapocu - Tel.: (47) 3275-0633 | 3371-1182 - Rua 25 de Julho, 1936 - Jaraguá do Sul - SC Desenvolvido por Empresadois