Menu
Sexta-feira | 21/09/2018 « Voltar
Coluna 22/02/2018

Direito a nada

“Dinheiro Público” - Você já imaginou se dinheiro desse em árvore? Pois é, e pensar que tem gente que ainda hoje acredita em dinheiro público, esse dinheiro é nosso! Para poder garantir a prestação de serviços e o cumprimento das obrigações perante à sociedade o governo usa dos impostos pagos pelos cidadãos para realizar cada uma dessas ações. Teoricamente, o retorno que a sociedade teria com o montante destinado aos impostos seriam atendimentos e serviços públicos de qualidade e eficientes, pelos quais ela pagou em forma de tributos. Isto em tese, porque, na maioria dos casos, o que se observam no Brasil são serviços ineficientes ou mesmo inexistentes.

Afinal de contas ninguém melhor do que você para saber das suas necessidades. De maneira bem simples o Nobel em economia, Milton Friedman, explica as quatro maneiras de gastar dinheiro.

1) Gastar o seu dinheiro com você mesmo: neste caso, você procurará o menor custo e a máxima qualidade.

2) Gastar o seu dinheiro com os outros: você almejará o menor custo e a mínima qualidade.

3) Gastar o dinheiro dos outros com você: o maior custo e a máxima qualidade serão seu objetivo.

4) Gastar o dinheiro dos outros com os outros: você não terá nenhum preocupação com custo e qualidade.

A maneira que você gasta é a primeira, a mais eficiente. A combinação utilizada pelo governo, as piores, a 3 e a 4, menos eficientes de todas. A carga tributária no Brasil é de cerca de 40%, essa é a porcentagem que o governo, leia-se políticos, toma de cada um de nós brasileiros. A próxima vez que você ouvir que o governo está entregando uma obra, financiando um programa social ou dando algo a comunidade, saiba que isto está sendo feito com o seu dinheiro, e, muito provavelmente, você poderia fazer a mesma coisa por um preço muito menor e de maneira mais eficaz. É fundamental, a participação da sociedade, uma vez que, como integrante de uma democracia, você deve acompanhar e reivindicar transparência dos governantes, denunciando qualquer suspeita de irregularidade ao Ministério Público Federal (MPF).

Rodrigo Livramento - livramento@livratto.com.br


Rodrigo Livramento

« Voltar
Jornal do Vale do Itapocu - Tel.: (47) 3275-0633 | 3371-1182 - Rua 25 de Julho, 1936 - Jaraguá do Sul - SC Desenvolvido por Empresadois