Menu
Sexta-feira | 21/09/2018 « Voltar
Coluna 23/02/2018

Está Difícil

 FERROVIA – Informação do deputado Mauro Mariani. O Dnit já contratou o Estudo de Viabilidade Técnica, Socioeconômica e Ambiental para o novo traçado ferroviário entre Jaraguá do Sul e Guaramirim, confirmado na terça-feira (20) entre o parlamentar e o coordenador-geral de Obras Ferroviárias, Marcelo Chagas. O estudo deve durar meio ano e irá prospectar os melhores trajetos para a realização das obras para posteriormente contratar o projeto executivo. Mariani diz que a ideia é incluir a construção do contorno na prorrogação do contrato de concessão da ferrovia. Está-se engatando a primeira marcha do processo.

 FERROVIA 1 – Em agosto do ano passado, na Aciag, durante discussão do contorno ferroviário de Joinville, que impacta também Guaramirim, foi informado sobre esse estudo de viabilidade e a melhor forma de resolver os conflitos que existem entre a passagem dos trens e a rodovia, na área urbana. Não deixa de ser uma boa notícia. O estudo, orçado em mais de R$ 1,2 milhão é o primeiro passo. Paralelamente serão apresentados os cálculos dos benefícios. Deve-se dar o crédito ao deputado Mariani que tem cobrado insistentemente a melhoria. Vai demorar, mas pelo menos tem gente se mexendo.

 CANETADA – A decisão do governador Pinho Moreira de fechar 15 Agências de Desenvolvimento Regional causou surpresa. Havia 36, um exagero. Há quem diga que foi para neutralizar o discurso do deputado Merísio, pré-candidato a governador pelo PSD, favorável ao fechamento de todas e ao fortalecimento das Associações de Municípios. A ADR de Jaraguá do Sul foi preservada. Segundo consta, é a segunda mais bem avaliada do Estado. Resta saber se Leonel Floriani vai permanecer. Ele tinha compromisso com Colombo, que o segurou no cargo, mesmo contra o “fogo amigo” do próprio PSD.

 ESTÁ DIFÍCIL – Vereadores do Vale do Itapocu levaram à Câmara Setorial do Arroz e Comissão de Agricultura e Política Rural da Assembleia Legislativa de SC, as reivindicações dos produtores de banana e arroz da região. O documento foi entregue ao deputado José Milton Scheffer. O vereador e produtor Sandro Jarozinski, de S. João do Itaperiú representou a Avevi. A Câmara Setorial está articulando com lideranças do setor do Rio Grande do Sul meios para evitar a falência dos agricultores por meio de uma agenda comum para enfrentar o quadro preocupante. Os produtores de arroz pagam para produzir.

 CINQUENTENÁRIO – A autarquia Samae completa 50 anos em 2018 e no dia 10 de março, junto com o Grupo Malwee e Associação Bike Anjo realiza o 1º Passeio Ciclístico no Parque Malwee. Faz parte da comemoração do Dia Mundial da Água. O percurso de 2,4 km será dentro do Parque. No dia 24 de março o Samae realizará uma ação comunitária entre 9h e 16h, com apoio de parceiros, com uma série de serviços à comunidade, no pátio do ginásio Arthur Müller. Durante todo o mês haverá atividades. A programação será divulgada nos próximos dias, segundo a coordenadora de Meio Ambiente, Alessandra Stinghen.

 ESTÁ VOLTANDO – A Amvali lançou a 15ª Turma da Escola de Governo e Cidadania, depois de dois anos parada. As inscrições terminam no dia 16 de março e o início está marcado para o dia 20. As aulas serão sempre nas terças-feiras, das 18h30 às 21h30min, na própria Amvali. O valor da mensalidade é R$ 120,00. Para viabilizar a turma é necessário ter no mínimo 35 inscrições. É muito importante a Escola de Governo e Cidadania. Quem já fez aplaude.


Flávio José Brugnago

« Voltar
Jornal do Vale do Itapocu - Tel.: (47) 3275-0633 | 3371-1182 - Rua 25 de Julho, 1936 - Jaraguá do Sul - SC Desenvolvido por Empresadois