Menu
Quinta-feira | 19/04/2018 « Voltar
Coluna 06/04/2018

Sem Escola

RENUNCIOU – Raimundo Colombo não é mais governador de Santa Catarina. Na tarde de ontem (5) entregou a carta-renúncia ao presidente da Assembleia Legislativa, Aldo Schneider. O ato era necessário uma vez que Colombo pretende disputar uma vaga para o Senado. Ele estava licenciado desde 16 de fevereiro quando Pinho Moreira assumiu com plenos poderes. Nesta sexta-feira ele assume oficialmente como governador de fato e de direito. A legislação eleitoral determina que presidente da República, governadores e prefeitos que desejam serem candidatos a outros cargos precisam se desincompatibilizar até 180 dias antes da eleição.

RENUNCIOU 1 – Outro que entregou a carta-renúncia no final da tarde de ontem (5) foi Napoleão Bernardes, prefeito de Blumenau, para concorrer às eleições de outubro. Deve buscar uma das duas vagas para o Senado. A cerimônia foi no Teatro Carlos Gomes. Napoleão passou o cargo para o vice Mário Hildebrandt, que permanece até o final do mandato. A briga pelo Senado será dura. Candidatos fortes de outros também devem entrar na disputa. Resta saber como ficará Paulo Bauer nessa história. Será candidato a governador? Anda sumido dos noticiários.

CANDIDATOS – A lista de pré-candidatos está crescendo. O ex-vereador e ex-presidente da Avevi, Valmor Pianezzer, do PSD de Schroeder, quer concorrer a deputado estadual. Já oficializou o interesse e trabalha para tanto. Ontem, o vereador Pier Gustavo Berri, de Massaranduba, do MDB, já no terceiro mandato, também manifestou vontade de sair candidato à Assembleia Legislativa. Colocou o nome a disposição. O primeiro que comunicou foi o deputado Carlos Chiodini, a maior liderança do partido na região. Pier quer ser ouvido sobre a pretensão.

DEVE FICAR – O secretário-executivo da Agência de Desenvolvimento Regional, Leonel Pradi Floriani, deve permanecer no cargo. Ele tinha compromisso com Raimundo Colombo, que renunciou ontem. No entanto, pelo trabalho que realiza na região, agrada os prefeitos e lideranças. Ontem pela manhã recebeu telefonema de Geraldo Althoff e aguardava no meio da tarde o contato do governador Pinho Moreira. Segundo informação, não tem recebido pressão para sair. O cargo, porém, está nas mãos do governador. Pelo andar da carruagem, deve ficar.

SEM ESCOLA – Apesar dos esforços da equipe da Amvali, a Escola de Governo e Cidadania ficará fechada pelo terceiro ano seguido. As vagas foram abertas, mas não houve número suficiente de interessados. É uma pena. Quem sabe em 2019 e já fazendo um amplo trabalho de divulgação aconteça. Em anos passados as Prefeituras acabam cobrindo os custos, o que facilitava a participação. Com as contas apertadas, optaram por não conceder a vantagem. O valor fixado para este ano era de R$ 120,00 ao mês. Não é caro para carga de conhecimento recebida.

BOA NOTICIA – O ministro dos Transportes, Valter Cassimiro, assina na quarta-feira (11) a ordem de serviço para obras em trechos das BRs 280 e 470. As obras no lote 1 da BR-280, entre Araquari e São Francisco do Sul, compreendem um trecho de 36 km por onde trafegam diariamente cerca de 15 mil veículos. O Dnit vai investir R$ 22 milhões no trecho e priorizará a construção de um viaduto nas proximidades do Instituto Federal Catarinense, na região de Araquari, e duplicação das vias laterais junto ao viaduto.

SOLENIDADE – A Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul vai realizar no dia 17 de abril, às 19h, em sua sede, sessão solene comemorativa aos 84 anos de emancipação político-administrativa, data em que fará também homenagem pelo cinquentenário de fundação do Samae – Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto.


Flávio José Brugnago

« Voltar
Jornal do Vale do Itapocu - Tel.: (47) 3275-0633 | 3371-1182 - Rua 25 de Julho, 1936 - Jaraguá do Sul - SC Desenvolvido por Empresadois