Menu
Sexta-feira | 21/09/2018 « Voltar
Coluna 05/09/2018

Política

MESÁRIOS – Presidentes e 1ºs. mesários das seções eleitorais de Massaranduba estão participando desde ontem, na Câmara Municipal, de treinamento com instruções sobre o funcionamento no dia da votação. Termina nesta quarta. Em Guaramirim será de 11 a 14 de setembro, também na Câmara de Vereadores. A novidade é a biometria. Nestes municípios a votação será mista, ou seja, quem já fez o cadastro biométrico pode votar por esse sistema, ou pelo convencional.

SEM PARTIDO – O fundador e líder do movimento Escola sem Partido, Nagib Miguel, retorna a Jaraguá do Sul nesta quarta-feira (5), para falar na Câmara de Vereadores, a partir das 19h30min, sobre o projeto Escola sem Partido e o combate à doutrinação na escola. Ele esteve na cidade em outubro de 2017. O principal objetivo é prevenir a doutrinação religiosa, sexual e político-partidária nas escolas de modo geral, principalmente no ensino fundamental e médio.

CANDIDATOS – A Associação Empresarial de Jaraguá do Sul ouviu na segunda-feira os candidatos a deputado estadual Vicente Caropreso e Dieter Janssen. Serão só eles. Apoiadores de outras candidaturas ensaiaram reação, mas ficou por isso. Esperava-se uma movimentação em frente à entidade, mas nada aconteceu. No dia 24 virão os postulantes a Câmara Federal, Carlos Chiodini e Leandro Gonçalves. Dia 17 virá o candidato a governador Mauro Mariani e dia 1º de outubro, o Merísio.

CANDIDATOS 1 – A Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/SC) de Jaraguá do Sul vai realizar no dia 26 de setembro, no auditório do CPL, às 18h30min, um encontro com os 12 candidatos a deputado estadual e cinco a deputado federal lançados na região. Segundo a presidente da OAB, Luciane Mortari Zechini, o objetivo é dar oportunidade a todos, oferecendo um tempo de 7 minutos cada para que se apresentem e divulguem as suas propostas. Sem debate.

NA ACARAÍ – Próxima segunda-feira, 10 de setembro, estará em Jaraguá do Sul para um grande encontro os candidatos à majoritária da coligação “Aqui é trabalho”, liderada por Gélson Merísio. Tem uma penca de 15 partidos, entre eles o PSD, PDT, PP, DEM, PV e outros nanicos. Além de Merísio virá o candidato a vice-governador João Paulo Kleinübing e os candidatos ao Senado, Esperidião Amin e Raimundo Colombo. A Acaraí vai ficar pequena para tanta gente.

PRESIDENTE – Fabiano Kempski, do PSDB, cumpre a primeira legislatura e foi eleito por unanimidade na segunda-feira, presidente da Câmara Municipal de Massaranduba. Na sessão anterior o vereador Djonathan Cisz, cumprindo acordo, renunciou, abrindo espaço para a nova eleição. Fabiano fica até o dia 31 de dezembro. Na última sessão do ano será eleita a nova mesa diretora e prevalecido o acordo, o PSB deve assumir a presidência. Ilmar Saplinski deverá ser o próximo.

MÍDIA – A 60ª Zona Eleitoral, com sede em Guaramirim, definiu para o dia 22 de setembro, sábado, às 10h, a geração das mídias para a eleição de outubro. No dia seguinte, às 9h, será feita a preparação das urnas para a inserção dos cartões de mídia. Todas as urnas já se encontram no Cartório Eleitoral.

A CONFERIR – O ex-vereador e ex-secretário municipal Jean Carlo Leutprecht estaria de saída do PCdoB. Comenta-se que o seu destino será o MDB de Carlos Chiodini. Sua mulher, Samira, é a diretora do Procon de Jaraguá do Sul.


Flávio José Brugnago

« Voltar
Jornal do Vale do Itapocu - Tel.: (47) 3275-0633 | 3371-1182 - Rua 25 de Julho, 1936 - Jaraguá do Sul - SC Desenvolvido por Empresadois