Menu
Terça-feira | 13/11/2018 « Voltar
Coluna 10/09/2018

Política

PESQUISA – Em tempo de eleições, as pesquisas sempre despertam interesse. Na quarta-feira (5) o Grupo RIC divulgou intenção de votos feita com 1.100 eleitores entre 1º e 3 de setembro, em cinco regiões do Estado, para o Governo do Estado e Senado. Foi encomendada pelo Grupo RIC/Fecomércio ao Instituto RealTime Big Data, em parceria com a Adori-SC e Adjori-SC. Lá aparecem Mariani com 20%, Merísio 18% e Décio Lima 16% na pesquisa estimulada. Na espontânea, Mariani e Merísio somam 8% e Décio Lima 5%.

PESQUISA 1 – O fato preocupante é que pouco mais de um mês antes da eleição (considerando o período da pesquisa), 64% dos entrevistados na espontânea estavam indecisos e somados aos 12% brancos e nulos, chegava a 76%. A pesquisa divulgada pelo Grupo RIC mostra também como ficaria o cenário eventual do segundo turno. Mariani com Merísio: 33% a 30%. Mariani e Décio Lima: 44% a 18% e Merísio e Décio Lima: 41% a 20%. Denota-se que no segundo turno Décio teria poucos votos dos eleitores de Merísio ou Mauro.

PESQUISA 2 – Por regiões, os três principais candidatos são líderes. No Norte do Estado, base de Mauro Mariani, este teria 38%, Décio 12% e Merísio 10%; no Oeste, base de Merísio, este teria 34%, Mariani 26% e Décio 15%; no Vale do Itajaí, região de Décio Lima, ele com 15%, Mariani e Merísio 12% cada. No Sul do Estado, Merísio 20%, Décio 19% e Mariani 11% e na Grande Florianópolis, Merísio e Décio Lima com 15% e Mariani 14%. Na pesquisa para governador, o Comandante Moisés está em quarto, com 5% e 3% nos dois cenários.

PESQUISA 3 – A pesquisa encomendada e divulgada pelo Grupo RIC/Fecomércio apresenta também números para o Senado Federal. Esperidião Amin liderava no período em que foi feita com 31% das intenções de voto, Raimundo Colombo 29% e Paulo Bauer 24%. Roberto Salum tinha 7%, Ideli Salvatti e Jorginho Mello, 6%. Pelo andar da carruagem, a disputa pelas duas vagas ficará entre Amim, Colombo e Bauer, com maior probabilidade para os dois primeiros. No entanto, até o dia da eleição, o cenário poderá mudar e surpreender.

DOCUMENTO – A Associação de Vereadores e Câmaras e a Associação dos Municípios do Vale do Itapocu marcaram para o dia 17 de setembro, às 15h, no auditório da Amvali, encontro com os candidatos lançados na região e convidados, para a entrega de um documento contemplando as principais reivindicações. Cada entidade apresentou os seus pleitos que foram condensados em documento único para servir de base aos candidatos, principalmente aqueles que forem eleitos no dia 7 de outubro.

EM TRÂNSITO – O total de 87.979 eleitores comunicou a Justiça Eleitoral que não votarão em seus domicílios no dia 7 de outubro. Eles estarão “em trânsito”. Em Santa Catarina são 3.619 no primeiro turno e 3.374 no segundo turno. No município de Jaraguá do Sul o número é baixo: 239 e 214, respectivamente. A votação, para esses, será feita no Colégio Marista São Luís e na Escola Rodolpho Dornbusch (Vila Lalau).

SEGURANÇA – O panorama da segurança pública em Guaramirim e Região será apresentado na segunda-feira (10) pelo Capitão Edson Jesus da Silva, comandante da 2ª Companhia do 14º Batalhão PM, na plenária da Associação Empresarial de Guaramirim. Começa às 18h30min.

NOVIDADE – Na quinta-feira (14), às 7h45min, no auditório do Sesi, será apresentada uma novidade que vai deixar Jaraguá do Sul mais saudável. Será algo que vai refletir no futuro da cidade e dos seus cidadãos. A iniciativa tem a chancela do Sesi, da Prefeitura e da Associação Empresarial.

SECRETÁRIO – Como a coluna tinha antecipado, Alceu Gilmar Moretti assumiu como secretário-executivo da ADR de Jaraguá do Sul, na terça-feira. Ele é vereador em Corupá por quatro legislaturas e licenciou-se para assumir o cargo.


Flávio José Brugnago

« Voltar
Jornal do Vale do Itapocu - Tel.: (47) 3275-0633 | 3371-1182 - Rua 25 de Julho, 1936 - Jaraguá do Sul - SC Desenvolvido por Empresadois