Menu
Terça-feira | 13/11/2018 « Voltar
Coluna 12/09/2018

Política

MAJORITÁRIA – A caravana da coligação “Aqui é trabalho” liderado pelo candidato a governador Gélson Merísio (PSD), junto com o candidato a vice, João Paulo Kleinübing (DEM), e os candidatos ao Senado, Esperidião Amin (PP) e Raimundo Colombo (PSD), participaram na noite de segunda-feira (10) de encontro macrorregional na Sociedade Acaraí, em Jaraguá do Sul. Mais de 300 pessoas compareceram. Foi a primeira chapa majoritária completa a visitar a região em campanha. Pelo curto prazo até as eleições, não se sabe se todos regressarão.

MAJORITÁRIA 1 – Merísio tem retorno confirmado a Jaraguá do Sul, no dia 1º de outubro, na Associação Empresarial. Na segunda-feira (17) estará o também candidato a governador, Mauro Mariani. Participaram do encontro macrorregional, igualmente, candidatos a deputado estadual e federal da coligação, entre os quais Jonas Schmidt, Fedra Konell e Everaldo Corrêa. Estranhamente, Dieter Janssen não compareceu. Esperidião Amin aproveitou e deu um “puxão de orelhas” no correligionário, por que, afinal, o evento era em sua casa.

COMITÊ – Na noite de ontem (11), o candidato Dieter Janssen inaugurou o seu comitê de campanha na Rua Henrique Piazera 125, em frente da Borrachas Wolf, no Centro. Há duas semanas a candidata Fedra Konell (PSB) fez o mesmo. Fica na Rua Reinoldo Rau, onde a movimentação diária é intensa. Na sexta-feira (14), o candidato a deputado federal, Carlos Chiodini, fará o lançamento oficial da candidatura na Sociedade Vieirense, às 20 horas. Percebe-se que as campanhas, de modo geral, estão mornas. Vale mesmo o corpo a corpo.

É JUSTO? – Quem detém mandato usa toda a estrutura de gabinete em prol de sua campanha, com recursos públicos. É uma competição desigual para quem busca a eleição e não conta com tais privilégios. Da mesma forma acontece nas eleições municipais. O sistema é injusto. A mudança só acontece com a pressão da sociedade. E o melhor momento é agora, compromissando os candidatos para a ruptura dessa e outras situações que infelicitam o Brasil. Não dá para generalizar, mas uma grande renovação traria possibilidades de mudanças.

CANDIDATOS – As Associações Empresariais de Guaramirim, Schroeder e Massaranduba decidiram convidar todos os candidatos a deputado federal e estadual lançados na região, e eventualmente outros de fora com atuação por aqui, para serem ouvidos. Na segunda-feira (17) farão a autoapresentação candidatos à Câmara Federal e no dia 24, postulantes à Assembleia Legislativa. Alguns nomes já estão confirmados. A oportunidade será aberta para todos, de uma forma bastante democrática. As apresentações serão na Aciag.

CANDIDATOS 1 - Nas eleições de outubro, 569 candidatos em todo o País vão disputar os 82 cargos existentes para o comando do Poder Executivo federal e estadual (presidente da República e governadores) e para a renovação de dois terços do Senado Federal. Em todos os casos, será eleito o candidato que receber a maioria dos votos válidos digitados nas urnas eletrônicas. E como nas eleições anteriores, no pleito de 2018 os homens dominam a disputa para os cargos majoritários.

CANDIDATOS 2 - Ao todo, são 475 candidatos e 94 candidatas. Para todos os cargos, a diferença entre os gêneros é semelhante. Concorrem à vaga de presidente da República 11 homens e apenas duas mulheres. Na disputa aos cargos de governador, eles somam 170 candidatos e elas, 29. Disputam as 54 cadeiras disponíveis no Senado 294 candidatos contra 63 candidatas. Mas, existem mais eleitoras do que eleitores.

ANTECIPAÇÃO – O prefeito Osvaldo Jurck, por meio de decreto, antecipou para o dia 1º de outubro, uma segunda-feira, o feriado municipal comemorativo ao aniversário de emancipação político-administrativa do município de Schroeder.


Flávio José Brugnago

« Voltar
Jornal do Vale do Itapocu - Tel.: (47) 3275-0633 | 3371-1182 - Rua 25 de Julho, 1936 - Jaraguá do Sul - SC Desenvolvido por Empresadois