Menu
Segunda-feira | 10/12/2018 « Voltar
Coluna 17/10/2018

Tenha vida social e ainda economia

Caro (a) leitor (a), já se fez a seguinte pergunta: “É possível ter vida social e ainda conseguir economizar”? Acredito que sim. E também penso que muitos dirão que é muito difícil ter uma boa e ´badalada` vida social e ainda conseguir economizar. Porém, para lhe ajudar, listo abaixo algumas dicas que li recentemente na internet.

1 – Faça um orçamento mensal com custos de atividades sociais por semana: O seu orçamento pode não ter uma categoria “entretenimento” ou “restaurantes”. Se já tem, parabéns. Caso não, que tal criar uma categoria “vida social”, e assim conseguirá contabilizar o custo mensal da sua vida social.

2 – Receba pessoas em casa: Seja para um café, bebidas ou uma refeição completa, será inevitavelmente mais econômico no longo prazo se você criar o costume de receber na sua casa ao invés de reunir os amigos em bares ou restaurantes.

3 – Frequente ´happy hour` ao invés de jantares: Que tal combinar uma ´bebidinha` depois do trabalho, em vez de jantar fora? Isto é uma bela alternativa para reduzir custos.

4 – Reúna amigos para piquenique no parque: Encha uma cesta com frutas e bolachas, vá até um parque ou uma praia. Leve um radinho e um protetor solar e a diversão está garantida.

5 – Jogos de mesa: Que tal fazer uma tarde de desafio de jogos de mesa para a diversão sua e de seus amigos. Garanto que será divertido e ainda estará economizando.

6 – Procure eventos e festivais gratuitos: Busque eventos gratuitos. (vide nota ao final deste artigo).

7 – Entre em contato com a natureza: Acampar é uma forma baratíssima de passar um fim de semana com seus melhores amigos.

8 - Faça compras em brechó: Explore as lojas de antiguidade e brechós de regiões da sua cidade.

9 - Seja o motorista da vez: Ser o motorista da vez é uma boa desculpa se você não quer beber ou gastar dinheiro no bar, seus amigos vão adorar a carona até em casa.

10 - Caminhe ou use o transporte público: Organize-se para sair aos eventos sociais mais cedo, de maneira que tenhas tempo suficiente para usar o transporte público ou caminhar, em vez de apelar para um táxi ou uma carona.

11 - Negocie um preço melhor para o grupo: Se planejar uma viagem turística ou um evento cultural como um teatro ou balé com seus amigos, procure a bilheteria com antecedência e veja se é possível conseguir uma tarifa melhor para todos.

12 - Faça seus cartões: Um cartão comprado em loja pode ser lindo, mas provavelmente vai acabar no lixo. Ao invés de gastar R$ 10, confeccionar seu próprio cartão dá um toque pessoal e ainda gera uma boa economia.

Faça bom uso das dicas acima. Sinta-se à vontade para entrar em contato através do e-mail: cmwatzko@hotmail.com. Até a próxima.


Cristiano Mahfud Watzko

« Voltar
Jornal do Vale do Itapocu - Tel.: (47) 3275-0633 | 3371-1182 - Rua 25 de Julho, 1936 - Jaraguá do Sul - SC Desenvolvido por Empresadois