Menu
Sexta-feira | 24/05/2019 « Voltar
Coluna 07/03/2019

Política & Políticos

Aposta no turismo - Câmara de Vereadores vota ainda neste primeiro semestre o Plano Municipal de Turismo, documento produzido pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio, Serviços e Turismo em parceria com o trade turístico e outras instituições. Fruto de estudos que começaram em fevereiro 2017, apontando de forma concreta os caminhos para que o turismo, em Jaraguá do Sul, seja, de fato e finalmente, perene de recursos para o município. E de faturamento da iniciativa privada. Temos extraordinário potencial turístico: a natureza em si ou pela mão do homem, como a Chiesetta Alpina. Mas, na prática, quase tudo se resume a iniciativas isoladas.

Regional - Se a ideia sair do papel como pretende o prefeito Antídio Lunelli (MDB), um avalista da proposta, o plano turístico de Jaraguá do Sul, inevitavelmente, vai alavancar positivamente um turismo regional consistente. Um sonho de décadas dos segmentos inseridos no contexto turístico de toda a região. O turismo representa, hoje, 14% de tudo que se arrecada em Santa Catarina.

Números - Estudo da Fundação Getúlio Vargas revelam que, no verão passado, 2,5 milhões de turistas visitaram o Estado, gastando aqui R$ 10,1 bilhões. Com boa infraestrutura viária (responsabilidade dos governos municipal estadual e federal), hoteleira, gastronômica e serviços, parte deles pode ser atraída para cá. Gerando vendas, impostos, empregos e renda.

Mudança 1- O vereador e empresário Ninfo König (PSB) apadrinhou a mudança de domicilio eleitoral do ex-candidato a governador e ex-deputado Gelson Merisio (PSD), de Chapecó para Joinville. Merisio está prestes a ser defenestrado do partido (que ajudou a fundar) na convenção estadual marcada para o mês de junho. Se for assim, vai para o PSB.

Mudança 2 - Na campanha de 2018, König aceitou ser o vice de Merisio, mas ele acabou optando por João Paulo Kleinubing, ex-prefeito de Blumenau, do Democratas. König, 77 anos, é o presidente da Valorem Securitizadora de Crédito S/A e acionista e conselheiro da Átrio Hotéis S/A. Merisio, administrador de empresas, vai trabalhar com ele. Com ambos de olho na Prefeitura em 2020.

Impostos - Há um silêncio de cemitério sobre um possível aumento de impostos (por decreto, mesmo) como saída para manter a receita e evitar atraso dos salários dos servidores estaduais. Governador Carlos Moisés (PSL) está calado. Se aumentar impostos, arcará com o ônus político. Se atrasar salários, também. Assim, se ficar o bicho pega, se correr o bicho come!

Sem solução- Prefeito de Guaramirim, Luís Antônio Chiodini (PP) promete liderar movimento de protesto por conta da demora do Estado em dar uma solução para o trecho da SC-108, na Vila Freitas, que deslizou na madrugada de 18 de fevereiro. Famílias de 68 casas interditadas cobram de Chiodini, também uma vítima da burocracia infernal vigente no setor público.

Prioridade? Recentemente, o secretário da Casa Civil, Douglas Borba, disse a uma comitiva da Associação dos Vereadores do Vale do Itapocu que a SC-108 está entre as dez prioridades do governo. A rodovia segue fechada no trecho (e assim deve ficar por longos meses). Não há projeto e muito menos dinheiro para a obra de recuperação.

É favor?- Uma patrola do DNIT ajeitando o acostamento da BR-280, na região de Nereu Ramos e Estrada Nova, já motivou um inexplicável “beija mão” do vereador Pedro Garcia (MDB). Ora! É por isso mesmo que a nossa história de mendicância por obras estaduais e federais nunca terá fim. O que o DNIT fez naquela região não é favor, é obrigação devida há décadas.

Absurdo 1- Entre servidores efetivos, os que atuam em Brasília e nos estados de origem dos parlamentares, a Câmara dos Deputados tem, hoje, um impressionante quadro 11.817 funcionários para atender 513 deputados. Com 80% indicados pelo critério político.

Absurdo 2- Guardadas as proporções, os 40 deputados estaduais catarinenses têm à disposição cerca de dois mil servidores lotados na Assembleia Legislativa. Entre efetivos e comissionados indicados pelos próprios parlamentares, Seja para assessorá-los na Assembleia Legislativa ou em suas bases eleitorais.


Celso Machado

« Voltar
Jornal do Vale do Itapocu - Tel.: (47) 3275-0633 | 3371-1182 - Rua 25 de Julho, 1936 - Jaraguá do Sul - SC Desenvolvido por Empresadois