Menu
Sexta-feira | 24/05/2019 « Voltar
Coluna 08/03/2019

Política & Políticos

Nomes na mesa

Em Guaramirim, a disputa para prefeito em 2020 promete fugir um pouco e de novo da mesmice de candidatos. Repetindo 2016, quando da eleição de Luís Antônio Chiodini (PP), à época apontado pelos adversários como a zebra da corrida majoritária. Bem relacionada entre colegas de profissão e com um trabalho forte na área educacional, agora quem desponta é a professora Cristiana Poltronieri Ziehlsdorf (MDB), até pouco tempo Gerente Regional de Educação da rede estadual.Também presidente do diretório municipal do partido, Cristiana, conhecida como mulher de opiniões fortes e atitudes firmes, tem como provável adversário no próprio diretório o vereador Osni Bylaardt, filho do ex-prefeito Arnoldo Bylaardt Júnior, que também ensaia candidatura à sucessão de Chiodini. E este, por certo, candidato à reeleição.

Mudança- Deputados Carlos Chiodini, Fernando Krelling, Luiz Fernando Cardozo e Valdir Cobalchini, senador Dário Berger, e os prefeitos de Joinville, Udo Döheler, e de Jaraguá do Sul, Antídio Lunelli, articulam assumir o comando estadual do MDB. Que faz sua convenção em junho. O partido sempre se submeteu às vontades de Luiz Henrique da Silveira e, agora, do grupo de Mauro Mariani e Pinho Moreira.

Inédito 1- Na contramão de outras Câmaras, incluindo Jaraguá do Sul, em Chapecó o vereador Neuri Mantelli, eleito pelo PRB e atualmente sem partido, propõe em projeto a redução de vagas. Das atuais 21 para 17. Entidades locais questionam a produtividade da Casa, comparando o número de vereadores ao custo em impostos.

Inédito 2- Câmara de Joinville analisa projeto do prefeito Udo Döheler (MDB) que extingue o estacionamento rotativo pago. Mas, mantendo a rotatividade e multa por desrespeito ao tempo. Desde 2009, quando o contrato com a extinta Cartões Jaraguá foi suspenso pela Justiça, a cidade não tem o rotativo na área central.

Bons de voto - Em Massaranduba, o prefeito Armindo Sesar Tassi (MDB) já articula candidatura à reeleição. Mas, o ex-prefeito Mário Fernando Reinke (PSDB), de quem Tassi foi vice por dois mandatos, também se apresenta como provável candidato a um terceiro mandato. Ambos já provaram que são bons de voto.

Também - João Gottardi (PP/Corupá), Luís Antônio Chiodini (PP/Guaramirim) e Antídio Lunelli (MDB/Jaraguá do Sul) também miram em um segundo mandato. Osvaldo Jurck (PSDB/Schroeder), reeleito em 2016, fica legalmente impedido de concorrer no ano que vem.

Sem efeitos - As eleições de 2020 já suscitam cursos preparatórios para candidatos a vereador. Ao longo dos anos, e na prática, não se percebe qualquer mudança no linguajar, no conhecimento jurídico ou na interpretação de artigos básicos da Lei Orgânica (a Constituição municipal) entre eleitos que frequentaram estes cursos.

SC-108- Deputado Vicente Caropreso (PSDB) tem audiência hoje (8) com o secretário de Infraestrutura, coronel Carlos Hassler. Vai cobrar esclarecimentos sobre a reconstrução do trecho da SC-108, que deslizou na madrugada de 18 de fevereiro, em Guaramirim. Até agora o Estado não deu a mínima satisfação. Não há projeto, não há prazo e, pior, alegam que não há dinheiro.

Norte e Nordeste - Aliás, Caropreso vai coordenar a Frente Parlamentar do Norte e Nordeste lançada na quarta-feira (6). São regiões com quatro deputados estaduais apenas, três deles de Joinville. E é exatamente a baixa representatividade política destas duas regiões a preocupação do tucano. A SC-108 é um exemplo. Fosse o Oeste, com uma bancada de 16 deputados, já se teria uma solução.

Quem paga?- A Proposta de Emenda Constitucional nº 0006, aprovada em dezembro de 2013 pela Assembleia Legislativa, a pedido do então governador Raimundo Colombo (PSD), à época com a popularidade em queda vertical, alterou as regras do teto máximo de servidores com carreira própria. São centenas. Antes limitados ao salário do governador, passaram a poder ganhar até R$ 35,4 mil, mais que o dobro do atual contracheque do chefe do Executivo, de R$ 15 mil. É, também, por estas inconsequências eleitoreiras que o Estado está quebrado.


Celso Machado

« Voltar
Jornal do Vale do Itapocu - Tel.: (47) 3275-0633 | 3371-1182 - Rua 25 de Julho, 1936 - Jaraguá do Sul - SC Desenvolvido por Empresadois