Menu
Sábado | 20/04/2019 « Voltar
Coluna 09/04/2019
Esta foto, de julho de1973, é da Sociedade Recreativa Alvorada. Divulgação/Bia Bartel

A propósito

Curiosidades

▶ Os porcos estão entre as espécies de animais mais antigas que se conhece. Eles foram domesticados pelo homem antes mesmo das vacas, há cerca de seis mil anos. Em todo o mundo calcula-se que exista um bilhão de cabeças.

▶ Por serem animais onívoros, os porcos comem praticamente qualquer coisa, até pequenos répteis! Seus alimentos preferidos são grama, raízes, frutas e sementes, mas facilmente se adaptam a qualquer dieta.

▶ Há uma raça de porcos chamada casco-de-burro, curiosa por ser a única que não tem o casco em forma de fenda. São suínos antiguíssimos, que teriam sido criados na Europa, durante a Idade Média.

▶ É o único animal conhecido não vulnerável à picadas de serpentes venenosas. Alguns entendidos afirmam que este fenômeno se deve às mantas de gordura do animal, impedindo que o veneno possa atingir a circulação sanguínea.

▶ O som do grito de um porco adulto pode atingir de 110 a 115 decibéis. Estes animais conseguem correr quase 2 km em apenas 7 minutos. Eles não transpiram e têm alto risco de queimaduras quando expostos ao sol por muito tempo.

Em 1839, o francês Louis-Jacques-Mandé Daguerre, que viveu entre os anos de 1787 e 1851, consagrou-se como o pai da fotografia, ao inventar o daguerreótipo, antecessor da câmera fotográfica. Que consistia na fixação de uma imagem sobre placa de cobre ou outro metal, com um banho de prata. Isso modificou radicalmente a compreensão da história, a ciência e os costumes de toda a humanidade. E só em 1888 o americano George Eastman criaria a câmera de filme em rolo, a primeira Kodak.

A professora Bia Bartel descreve a foto que está logo abaixo na galeria: “Esta foto, de julho de1973, é da Sociedade Recreativa Alvorada, do Bairro de Rio Cerro II. Nela está o então prefeito Eugênio Strebe (de casaco branco), fiscalizando trabalho de aterro feito pela Prefeitura no pátio da sociedade. Observem que a fachada da construção, desde à época até os dias atuais, teve poucas alterações. Mas hoje o pátio é todo cercado. Lá são realizados grandes bailes e a tradicional Festa de Rei e Rainha, bem como a Winterfest (Festa de Inverno), há 30 anos”. (Fonte: Antigamente em Jaraguá do Sul/Foto arquivo pessoal de Bia Bartel).

HOJE

Nessa data, em 1970, nasceu em São Paulo o cineasta, cantor e compositor Alexandre Magno Beltrão, o Chorão, principal vocalista da banda Charles Brown Júnior. Morreu em março de 2013 de overdose de cocaína. Também nesse dia, em 1987, nasceu no Rio de Janeiro o ator Rômulo Neto. Hoje, no Brasil, é o Dia do Aço e da Biblioteca.

FRASE
“A Grécia tinha sete sábios, mas no Brasil só sete não o são” Mariano José da Fonseca, o Marquês de Maricá (1773/1848)


Celso Machado

« Voltar
Jornal do Vale do Itapocu - Tel.: (47) 3275-0633 | 3371-1182 - Rua 25 de Julho, 1936 - Jaraguá do Sul - SC Desenvolvido por Empresadois