Menu
Sábado | 20/04/2019 « Voltar
Coluna 09/04/2019
Divulgação

Política & Políticos

Sem sucesso- Aliás, um monumental projeto desenvolvido pelo Instituto Jourdan no início do governo do prefeito Dieter Janssen (PP) seria a redenção urbana central, com a revitalização de toda a área abrangida pela Marechal Deodoro, da linha férrea até próximo à Rua Marina Frutuoso. Com toda a maçaroca de fios existentes hoje com tubulação subterrânea, calçadas largas com piso apropriado e muita área verde. Mas a ideia “morreu na casca”.

Abrigos- Outro dos bons projetos desenvolvidos à época pelo Instituto Jourdan previa a instalação de modernos abrigos para passageiros do transporte coletivo urbano, a princípio em áreas mais centrais da cidade. Com roteiro e horários das linhas anunciados eletronicamente, internet grátis, proteção térmica e outras comodidades. A proposta teve pouco tempo de vida e hoje também é assunto “morto”

Quem topa?- Um teste para ver quem fica só no discurso fácil e quem, de fato, está disposto a investir para que a cidade fique mais bonita, com praças bem conservadas, sempre. De forma que possam ser atrativas à população. São 52 áreas oferecidas à iniciativa privada, entre praças, canteiros, floreiras, rotatórias, em edital da Prefeitura para adoção no que toca à manutenção. Isso tira custos do município e, ao mesmo tempo, gera empregos para jardineiros. A proposta segue os moldes de projeto dos anos 1960, em Joinville, no governo de Nilson Bender (1966/1970) e que seus sucessores, infelizmente, abandonaram.

Parque Inovação- A estrutura do Parque Municipal Ambiental Inovação, o maior e único do gênero no Vale do Itapocu, começa a sair do papel com a doação ao município dos projetos de infraestrutura, drenagem, hidrossanitário e elétrico, feitos pelo Instituto Jaraguá do Sul de Turismo. São 210 mil m2 de área, dos quais 160 mil de mata preservada. Do total da área, 50 mil m2 com espaço verde para recreação, lazer, cultura e atividades esportivas. A expectativa é de que os investimentos totais somem R$ 3 milhões.

Por que não?- Se capelas mortuárias públicas com espaço para velórios cedidos a preços simbólicos são necessárias, como defende o vereador Eugênio Juraszek (PP), por que não temos, também, um crematório público gerenciado pelo município, voltado à população de baixa renda? Os principais cemitérios de Jaraguá do Sul são de responsabilidade da Prefeitura e se sabe que a capacidade para novos sepultamentos vai se exaurir logo.

Não deu- Cotado como um dos nomes para o Ministério da Educação, não foi dessa vez para o senador Esperidião Amin (PP). Com a exoneração do colombiano naturalizado brasileiro, Ricardo Vélez Rodrigues, assume a pasta o economista Abraham Weintraub, até então secretário-executivo da Casa Civil. No governo de José Sarney, o ex-senador Jorge Bornhausen foi ministro da Educação. Disseminou as escolas técnicas pelo país, num total de 100- 12 delas em SC.

Verão- Adotado em 1931 no governo de Getúlio Vargas e em vigor ininterruptamente há 35 anos, o horário de verão, amado por uns e odiado por outros, deixa de existir por decisão do presidente Jair Bolsonaro (PSL). Isso derruba a lorota sobre economia de energia elétrica. Até porque não se economiza nada. Quanto mais cedo em casa, maior o consumo. É o óbvio.

Querem mais- Apadrinhados por não poucos deputados, estão em curso movimentos que buscam criar mais 22 municípios em Santa Catarina. Que já tem 295, dos quais 105, segundo estudo do Tribunal de Contas do Estado, com menos de cinco mil habitantes e que custam R$ 1,1 bilhão por ano para o contribuinte só para manter serviços corriqueiros das prefeituras e sustentar câmaras de vereadores, entre outras despesas de custeio.

Porta aberta- O PP da família Amin abriu as portas para Gelson Merísio (PSD), que deve deixar o partido. Afinal, PP e PSD estiveram juntos nas eleições de outubro. E, no salve-se quem puder, salvaram-se só os Amin. No MDB a falta de consenso para escolher o novo presidente estadual prevalece. No ano passado o partido perdeu dois deputados federais, um estadual, não elegeu senador e ficou em terceiro lugar na disputa pelo governo do Estado.


Celso Machado

« Voltar
Jornal do Vale do Itapocu - Tel.: (47) 3275-0633 | 3371-1182 - Rua 25 de Julho, 1936 - Jaraguá do Sul - SC Desenvolvido por Empresadois