Menu
Sexta-feira | 24/05/2019 « Voltar
Coluna 01/05/2019
Divulgação

A Propósito

A linha de São Francisco (em 1943, do Sul) teve o primeiro trecho entregue pela Estrada de Ferro São Paulo-Rio Grande em 1906, ligando o porto do município a Joinville. Em 1910, a linha foi prolongada até Hansa (Corupá), em 1913 até Três Barras, e finalmente, em 1917, atinge Porto União, de onde deveria continuar até chegar à Foz do Iguaçu. Este último trecho jamais foi construído. A linha se junta com o Tronco Sul, em Mafra, e com a antiga Itararé-Uruguai, em Porto União. O último trem de passageiros, na verdade uma litorina diária (foto), passou pelo trecho Corupá/São Francisco do Sul em janeiro de 1991. O trem misto (passageiros e cargas) que servia a linha já não existia desde 1985. Depois disso, apenas alguns trens a vapor turísticos da ABPF têm percorrido o trecho, principalmente na região de Rio Negrinho. O percurso entre Mafra e Porto União ficou abandonado durante anos. Foi recuperado em 2004, mas continua com o tráfego muito escasso. Já o trecho entre Mafra e São Francisco do Sul tem grande movimento de cargueiros da concessionária Rumo/ALL.

CURIOSIDADES

▶ O café é a segunda bebida mais consumida no mundo inteiro. O tipo arábica é o mais tradicional e representa a maior parte da produção mundial, incluindo o Brasil. Ele também é mais delicado e mais agradável ao paladar.

▶ O primeiro país a cultivar pés de café foi o Iêmen, em 575. Os grãos eram consumidos crus. Para conservá-los, eram guardados em potes com gordura animal. Foi no ano 1000 que se descobriu a infusão do café, uma bebida então consumida com fins medicinais.

▶ Até o século 17 apenas os árabes produziam cafés. Alemães, italianos, franceses e italianos tentaram produzir o grão de várias formas, mas foram os holandeses os primeiros a conseguirem mudas da planta.

▶ A primeira plantação de café no Brasil surgiu em 1727, no Estado do Pará, a partir de uma muda trazida da Guiana Francesa por Francisco de Melo Palheta. Que tinha ido lá arbitrar uma disputa por terras de fronteira.

▶ O Brasil se tornou o maior exportador de café em 1860, quando produziu 26 milhões de sacas. O primeiro “Rei do Café” conhecido no mundo era francês e pai de ninguém menos que Santos Dumont. Todos os custos dos experimentos que Dumont fez com a máquina de voar 14Bis foram custeados pelo café.

Das antigas - A facilidade de ter roupas limpas com menos esforço na campanha publicitária da Torga, em 1963. Uma mulher muito elegante falando ao telefone, enquanto a máquina fazia o serviço para ela. O anúncio apresentava com detalhes as atividades da máquina de lavar, trazendo um mundo de facilidades. Um época em que este eletrodoméstico era considerado um artigo de luxo.

FRASE - “Achava que a política era a segunda profissão mais antiga. Mas se parece muito com a primeira”. Ronald Reagan, presidente dos Estados Unidos (1981/1989), comparando política com prostituição.


Celso Machado

« Voltar
Jornal do Vale do Itapocu - Tel.: (47) 3275-0633 | 3371-1182 - Rua 25 de Julho, 1936 - Jaraguá do Sul - SC Desenvolvido por Empresadois