|
Investimentos no sistema viário são imprescindíveis para o futuro da cidade |
|
|
|
09 de março de 2010 |
Coube ao secretário de Urbanismo, Aristides Panstein, apresentar as propostas relacionadas à mobilidade urbana. Segundo ele, é necessário agir para que o trânsito não entre em colapso. Uma das etapas é a construção da ponte ligando os Bairros Centenário e Ilha da Figueira, ao lado da Weg II, cujas obras devem estar concluídas no final de maio ou início de junho.
O projeto contempla a extensão da Rua Rinaldo Bogo, paralela da Rua José Theodoro Ribeiro, cujo trecho terá de ser indenizado, com custo estimado de R$ 5 milhões, fora a execução das obras. Na rótula que dá acesso a Schroeder o DNIT construirá um elevado, com prazo de execução de 540 dias a partir da expedição da ordem de serviço. A abertura das propostas está prevista para o dia 18 de março.
Outra obra vital para melhorar a circulação, já definida, é a ponte interligando o Rau ao Amizade e outra, na área central, da Rua Jorge Czerniewicz (em frente da Scar) até a Rua Esthéria Lenzi Friedrich (que passa no Colégio Evangélico). O secretário Aristides apresentou mapas de simulações de vias projetadas e de binários possíveis de acontecer, mas que exigirão investimentos elevados no futuro.
Segundo ele, são necessárias novas pontes, como no Jaraguá Esquerdo com a Ângelo Rubini e Barra do Rio Molha, além da ampliação da ciclovia, da ciclofaixa e melhorias nas passagens de pedestres, para dar mais segurança ao transeunte. As ideias suscitaram muitas perguntas do plenário da reunião da Acijs e Apevi, pela preocupação que existe com o futuro do trânsito da cidade.
A garantia da Prefeitura é que a primeira etapa tem recursos assegurados, como a conclusão da ponte e acessos entre os Bairros Ilha da Figueira e Centenário, ponte do Rau/Amizade e no centro. “São obras imprescindíveis”, reforçou Aristides.
O governo do município, em parceria com o Estado, inicia nos próximos dias o asfaltamento de seis quilômetros do Ribeirão Grande do Norte em direção aos hotéis e mais 7,1 quilômetros da estrada desde a Seara até o Rio da Luz Vitória.
|