Menu
Segunda-feira | 10/12/2018 « Voltar
Notícia . Geral 07/12/2018
Descarga irregular de entulhos foi flagrada por meio de câmeras. Divulgação

Fujama usa armadilhas para flagrar crimes ambientais

A Fujama - Fundação Jaraguaense de Meio Ambiente monitora e identifica veículos que transportam entulhos até depósitos clandestinos, geralmente localizados em terrenos baldios e distantes de áreas residenciais, utilizando armadilhas fotográficas comumente usadas para o monitoramento de animais, instaladas próximas a estes terrenos. Recentemente, três infratores foram flagrados despejando resíduos em terrenos baldios, o que resultou em multas e sanções administrativas por parte da Fundação, segundo o presidente Normando Zitta Júnior. Além disso, os responsáveis pelo crime ambiental estão respondendo a inquéritos criminais na Polícia Civil.

As armadilhas fotográficas são acionadas conforme a movimentação nas imediações. Com o equipamento, foram flagrados dois veículos utilitários, um caminhão e até mesmo uma moto despejando entulhos. “Obtivemos imagens das câmeras de monitoramento e fotos, que levamos para a Polícia Civil e o material está anexo aos inquéritos”, acrescentou Normando.

Ele lembra que a penalidade para quem for flagrado jogando lixo em áreas como esta é uma multa de R$ 8 mil a R$ 100 mil. Ainda pode haver agravante caso o lixo tenha sido depositado em área de preservação, o que pode caracterizar crime ambiental. O presidente da Fujama reforça a importância de os moradores próximos estarem atentos e acionarem a Defesa Civil ou até mesmo a Polícia Militar no caso de flagrar o autor do crime ambiental ou anotar placa de veículo deixando o local após descarregar materiais.


« Voltar
Jornal do Vale do Itapocu - Tel.: (47) 3275-0633 | 3371-1182 - Rua 25 de Julho, 1936 - Jaraguá do Sul - SC Desenvolvido por Empresadois