Menu
Segunda-feira | 10/12/2018 « Voltar
Notícia . Geral 07/12/2018
Área desapropriada na Rua Dona Antônia, no Nova Brasília, faz parte do futuro binário do bairro. Divulgação

Binário da Vila Lenzi vai melhorar o fluxo viário

A Secretaria de Obras e Serviços Públicos da Prefeitura de Jaraguá do Sul realizou a limpeza de área desapropriada na Rua Dona Antônia, Nova Brasília. Esta via faz parte do projeto do “Binário da Vila Lenzi”, uma das metas do governo municipal para melhorar a mobilidade urbana na região composta pelos bairros Nova Brasília e Vila Lenzi. De acordo com o diretor do Instituto Jourdan, vinculado à Secretaria de Planejamento e Urbanismo, Luís Fernando Marcola, o projeto prevê a conexão entre as Ruas Dona Antônia e Padre Alberto Jacobs que irão compor o binário com a Rua Antônio Carlos Ferreira (Vila Lenzi/Nova Brasília).

“Não só Nova Brasília e Vila Lenzi, mas diversos bairros como Estrada Nova, Água Verde, Chico de Paula, usam basicamente a Rua Expedicionário Antônio Carlos Ferreira para chegar à região central da cidade. Para duplicar a via em áreas tão adensadas seria um custo muito elevado e uma das alternativas viárias nesta situação e que é muito empregada é a criação de binários”, destacou.

ÚNICO - Uma vez concluído o projeto, o sentido da Rua Expedicionário Antônio Carlos Ferreira, que atualmente é de mão dupla, passará a ser único, dos bairros em direção ao Centro. Por sua vez, a via formada pelas ruas Dona Antônia/Padre Alberto Jacobs faria o sentido oposto (Centro/bairros).

Trecho principal pode ser implantado em 2019

Marcolla destaca que estão sendo feitas gradualmente as desapropriações para a implantação do binário. “Foi o caso desta semana onde a gente removeu uma residência antiga e já está preparando terreno para, assim que possível, melhorar aquela esquina já que ela faz parte daquela adequação viária. Assim que tivermos a esquina oposta desapropriada já poderemos começar a conexão entre a Rua Dona Antônia e Padre Alberto Jacobs o que vai permitir fazer um novo trecho deste binário”, adiantou o diretor do Jourdan.

Ainda não tem previsão para a entrega do binário. “O trabalho mais emergencial que era o recapeamento das vias Padre Alberto Jacobs e Antônio Carlos Ferreira já foi executado o que melhorou muito a questão da mobilidade urbana e segurança na região. Agora tem o processo um pouco mais demorado, que são as desapropriações. A intenção é que durante 2019 seja completado, pelo menos, o trecho principal das Ruas Dona Antônia e Alberto Jacobs”, projeta.


« Voltar
Jornal do Vale do Itapocu - Tel.: (47) 3275-0633 | 3371-1182 - Rua 25 de Julho, 1936 - Jaraguá do Sul - SC Desenvolvido por Empresadois