Menu
Quinta-feira | 21/03/2019 « Voltar
Notícia . Geral 21/12/2018
Samae JGS - WeArt.

Avanços marcaram o ano do cinquentenário do Samae

O ano foi atípico para o Samae, com grandes realizações. Ele marcou o cinquentenário da autarquia, em maio, junto com a inauguração da nova Estação de Tratamento de Água com capacidade para mil litros por segundo e o Espaço Memória, que resume a trajetória de meio século de existência do saneamento em Jaraguá do Sul. O lançamento do livro sobre a sua história, de autoria de Carlos Schroeder e João Chiodini, também foi um marco em 2018, que se juntou à homenagem da Câmara de Vereadores. Para o diretor-presidente Ademir Izidoro, “o ano iniciou com uma missão desafiadora, que foi assumir a gestão de resíduos sólidos. Hoje, o Samae apresenta equilíbrio financeiro nessa área que há anos contabilizava prejuízos e ainda retomou a distribuição do “saco verde””. O índice da coleta seletiva pulou de 7% para 23% em apenas seis meses.

A autarquia deu sequência às ações de aumento do índice de coleta e tratamento de esgoto com a implantação da rede de esgoto na Feliciano Bortolini e em outras vias, somando aproximadamente 5,7 km e 19,4 km de redes de água. Foram mais de 36.396 ordens de serviço executadas. Entre os grandes projetos iniciados, um dos principais é o programa de Revitalização da Mata Ciliar no Rio Itapocu, o novo reservatório no Morro do Picolli – R6, a apresentação do Programa de Saneamento Rural no Garibaldi e a ampliação do Proeva para escolas particulares.

Ano fecha com financiamento para abastecimento de água e esgoto

Nos meses de novembro e dezembro o Samae fez seu planejamento estratégico para o próximo biênio, propiciou capacitação para agentes comunitários de saúde, anunciou o início da coleta seletiva no Garibaldi, treinamento para recicladores, realizou concurso público, deu início à implantação de 22 novos macromedidores eletromagnéticos, gincana para os servidores e recebeu destaque internacional pela revista espanhola Retema. Para Ademir Izidoro, 2018 foi um ano emblemático, em que a autarquia recebeu o Prêmio Fritz Müller e a comenda Amigo do 14º Batalhão da Policia Militar. E para fechar conseguiu aprovar financiamento no BNDES no valor de R$ 36 milhões para obras de modernização do sistema de abastecimento de água, ampliação da rede coletora de esgoto e projetos para controle de perdas.


« Voltar
Jornal do Vale do Itapocu - Tel.: (47) 3275-0633 | 3371-1182 - Rua 25 de Julho, 1936 - Jaraguá do Sul - SC Desenvolvido por Empresadois