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Notícia . Geral 21/12/2018
Procon de Jaraguá do Sul conta com sede própria desde meados do ano, deixando de pagar aluguel. Imagem: Isandro Fiamoncini/JDV

Resolutividade no Procon é superior a 95 por cento

O Procon realizou mais de sete mil atendimentos durante o ano, segundo o balanço das atividades apresentado esta semana pela diretora Samira Abreu Leutprecht. As maiores reclamações continuam com a telefonia. O ano foi marcado com a inauguração da sede própria, um investimento de R$ 442,6 mil para adequações das salas onde funcionou durante anos a Salvita, mais computadores e mobiliário. Com a sede, o Município vai economizar cerca de R$ 50 mil ao ano, somente no pagamento de aluguel. Samira explicou que dos 7.270 atendimentos presenciais e por telefone realizados, 95,85% foram resolvidos com o contato imediato com o fornecedor de bens e serviços e que somente 4,15% resultaram em contenciosos, mas que podem terminar em acordos nas audiências.

Nos atendimentos, 36,04% estiveram relacionados aos serviços essenciais como telefonia, água e luz, 24,46% de produtos adquiridos com problemas, 22,49% relacionados a assuntos financeiros como empréstimos consignados sem consentimentos ou cartão de crédito, 13,07% sobre contratos, 2,38% na área da saúde, 1,33% na habitação e 0,22% na área de alimentos. O relatório do Procon de Jaraguá do Sul registra que apenas 169 dos 4.089 atendimentos não foram resolvidos com o fornecedor no primeiro contato. Houve 209 processos finalizados e 26 multas emitidas. A fiscalização efetuou 289 diligências diretas e 176 indiretas. Mensalmente foram realizadas e divulgadas quatro pesquisas de preços como cesta básica, produtos de higiene e limpeza, combustíveis e juros bancários, que se somam as pesquisas sazonais sobre material escolar e chocolate na Páscoa.


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