Menu
Sábado | 23/02/2019 « Voltar
Notícia . Geral 08/02/2019
Crédito da foto: Isandro Fiamoncini/JDV

Carteira do Autista será emitida a partir de junho

Instituída por lei municipal publicada em 7 de dezembro, a Carteira de Identificação do Autista (CA) começará a ser emitida e distribuída gratuitamente em Jaraguá do Sul a partir de junho pelos CRAS (Centro de Referência de Assistência Social). De acordo com a secretária de Assistência Social e Habitação, Maria Santin Camello, “estamos elaborando licitações para definir os fornecedores do material destinado à confecção dos documentos e os criadores do banco de dados que será formado com as informações fornecidas”.

Ela adianta que no momento de realizar o cadastro será necessário apresentar relatório médico confirmando o diagnóstico, documentos pessoais do autista e dos pais ou responsáveis, além de comprovante de endereço. Para Nina,o documento deve assegurar que os autistas tenham seus direitos reconhecidos, pois esse transtorno não é facilmente identificado, sendo comum que restaurantes, shoppings e cinemas, por exemplo, não estejam preparados para atendê-los por desconhecerem sua condição.

“Muito barulho, luz forte, movimento, muita gente e longo tempo de espera são situações que afetam os autistas; quando precisam enfrentar isso tudo ficam agitados repentinamente e as pessoas não entendem, acham que é “birra” e que não podem ficar em filas preferenciais”, explica a secretária. “É importante que as pessoas entendam o transtorno para que eles consigam se comunicar melhor”, recomenda.


« Voltar
Jornal do Vale do Itapocu - Tel.: (47) 3275-0633 | 3371-1182 - Rua 25 de Julho, 1936 - Jaraguá do Sul - SC Desenvolvido por Empresadois