Menu
Sexta-feira | 24/05/2019 « Voltar
Notícia . Geral 15/05/2019
Divulgação

Musicalização ajuda no processo de aprendizagem nos anos iniciais

Professores do 1º e 2º ano do ensino fundamental e os professores de musicalização e artes que atuam com essas turmas participaram de encontro organizado pela professora de musicalização, Mirta Goerz Pasold, e pela professora Verena T. Sawulski, tendo como pauta o Programa de Musicalização - O Processo Ensino e Aprendizagem a partir da Música que está sendo desenvolvido nas escolas municipais. No encontro havido na semana passada foram alinhadas atividades de alfabetização e letramento para serem desenvolvidas em parceria entre os professores das turmas, com o intuito de favorecer o processo, haja vista que segundo a Base Comum Curricular (BNCC), a alfabetização deve acontecer até o 2º ano, e aponta que, no 3º ano, o trabalho continua com mais foco na ortografia.

Estudos confirmam que a música é uma ótima ferramenta para desenvolver a concentração, a coordenação motora, raciocínio lógico, criatividade, ritmo e muitas outras habilidades necessárias para o domínio da escrita e da leitura. Entre as atividades alinhadas para fortalecer a alfabetização até o 2º ano foram planejadas três sondagens de escrita; uma já aplicada no mês de abril, outra para o mês de agosto e a última para o mês de novembro e três sondagens de leitura que também serão aplicadas no decorrer do ano letivo. As sondagens têm como objetivo realizar um diagnóstico acurado no nível de alfabetização atual do aluno e seu desenvolvimento durante o ano, para observar e planejar ações diferenciadas que favoreçam o processo de alfabetização. Outra proposta foi a organização de um livro com letras das músicas e parlendas para o arquivo pessoal de leitura do estudante e para ser utilizado como material de alfabetização durante as aulas.


« Voltar
Jornal do Vale do Itapocu - Tel.: (47) 3275-0633 | 3371-1182 - Rua 25 de Julho, 1936 - Jaraguá do Sul - SC Desenvolvido por Empresadois