Menu
Quarta-feira | 28/06/2017 « Voltar
Notícia . Geral 21/04/2017
Ivone diz que posto do Imigrantes deve ser levado para o Bairro Nova Esperança. Foto: FJBrugnago

Secretária defende nova organização do sistema

Ousar para melhorar. A secretária municipal de Saúde de Guaramirim, enfermeira Ivone Ursula Kinas Gonçalves da Luz, defende mudanças para melhorar o atendimento à população por meio da adoção de políticas públicas que devem ser colocadas em prática ao longo do mandato. O direito à saúde é considerado como princípio fundamental do ser humano. A Constituição Federal de 1988 estabelece os princípios fundamentais inerentes aos cidadãos, dentre eles a dignidade da pessoa humana e o direito à saúde. O poder público possui a competência de zelar pela sua proteção e efetivação.

A secretária Ivone defende a construção do Plano Municipal de Saúde e mudanças na estrutura de atendimento para a comunidade. Uma das propostas é deslocar o Posto de Saúde do Bairro Imigrante, que está instalado em local insalubre e próximo à rodovia de grande movimentação, para o Bairro Nova Esperança, para atender também parte do Centro. Já existe previamente uma construção na Rua 28 de Agosto, ainda em obras, que deve ser adequada ao atendimento da saúde. A ideia é que nesta unidade sejam implantadas duas equipes da Estratégia Saúde da Família. Da mesma forma no Bairro Avaí, que atenderia também o Bairro Amizade, Vila Eccel e parte da região central de Guaramirim.

MUDANÇA - A unidade de saúde do Centro não tem como ser ampliada devido à falta de terreno e a faixa de domínio da estrada de ferro. A proposta da Secretaria da Saúde é transformar o espaço em Ambulatório Municipal de Especialidades (AME). O local onde está o ambulatório passaria para o CAPS - Centro de Atenção Psicossocial, serviço que inexiste em Guaramirim. "Precisamos ousar e reorganizar o sistema municipal de saúde. Podemos até errar, mas errar fazendo. Claro que isso não será feito de uma hora para outra. Temos etapas para serem cumpridas a partir do Plano Municipal de Saúde e toda a orçamentação que precisa ser obedecida, mas acima de tudo, pessoas comprometidas para fazer acontecer", registra.

ESF - Atualmente apenas o Posto de Saúde do Imigrante possui equipe da Estratégia Saúde da Família. Com a mudança para o Bairro Nova Esperança seria acrescida mais uma equipe. No Avaí, a ideia é implantar duas equipes. De uma atualmente no Imigrante passaria para quatro equipes completas da ESF, ideal para a ampla cobertura dessas regiões da cidade.


« Voltar
Jornal do Vale do Itapocu - Tel.: (47) 3275-0633 | 3371-1182 - Rua 25 de Julho, 1936 - Jaraguá do Sul - SC Desenvolvido por Empresadois