Menu
Sexta-feira | 20/10/2017 « Voltar
Notícia . Especiais 11/08/2017
FOTO: DIVULAÇÃO/ISANDRO FIAMONCINI

50 anos de rádio - Fred Ullrich lança um novo musical no rádio

Nas cidades de colonização europeia, é muito comum presenciar manifestações sociais que têm o objetivo de preservar, cultivar e divulgar a cultura germânica e dos demais países cujos imigrantes vieram ao Brasil iniciar vida nova: italianos, húngaros, poloneses, holandeses, pomeranos e portugueses. Em Santa Catarina, grande parte desse trabalho foi e é realizado através do rádio.

Entre os expoentes da programação das rádios locais, um deles completa 50 anos de carreira à frente de programas dedicados exclusivamente a preservar e divulgar a cultura alemã: Fred Ullrich. Ele está no ar desde 1966, quando iniciou programa na rádio Difusora, em Blumenau.

Atualmente, é possível ouvi-lo na Rádio União (96,5), de segunda a sexta-feira, das 5h às 7h em programa ao vivo, e aos domingos, sempre das 10h às 13h. Além de informações de utilidade pública, como as condições das rodovias e aeroportos, previsão do tempo e hora certa, a programação por Ullrich é quase toda musical. A programação pode ser ouvida em Jaraguá do Sul na frequência 96,5 (FM) ou através do site da emissora, na internet: www.uniao96blumenau.com.br.

Como tudo começou

A história de Fred Ullrich com o rádio começou quando ele ainda era menino. Ainda criança, em 1959, encantava-se com os aparelhos de rádio construídos pelo primo Henrique Feldmann, em Massaranduba. Na adolescência, participou de uma seleção na Rádio Difusora, em Blumenau, para apresentar um programa em alemão e residia no idioma a maior dificuldade de Ullrich. Resultado: ele reprovou.

Em 1966, ele assumiu a apresentação do principal programa alemão de Blumenau. Todos os domingos, das 7h às 10h, ele passou a comandar, ao vivo, o Saudação Musical. Poucos anos depois, Ullrich foi convidado a realizar um estágio na Deutsche Welle (DW), rádio localizada na Alemanha. “Eu sempre escutei a DW e quando o superintendente da emissora, Walter Steigner esteve em Blumenau, mandei fazer e entreguei a ele uma placa em homenagem, com a marca da Difusora e a minha assinatura. Depois, começamos a trocar correspondências e ele então me convidou para fazer o estágio lá”, recorda.

Na Alemanha, Ullrich cobriu o chamado “Setembro Negro”, quando um grupo palestino atacou atletas israelenses durante as Olimpíadas daquele ano, realizadas em Munique. Após seis meses, Ullrich retornou ao Brasil e foi trabalhar no jornal A Nação, em Blumenau. Morava em um pequeno quarto, era repórter, fotógrafo e responsável por uma coluna de conteúdo alemão durante aos domingos.

Festas de outubro

Fred Ullrich foi um dos incentivadores das festas germânicas de outubro em Santa Catarina. Ele viu nascer, por exemplo, a Oktoberfest, em Blumenau. “Foi com as festas que ressurgiu o orgulho em ser de descendência alemã. Até então, tinha-se muito preconceito por conta dos acontecimentos da 2ª Guerra Mundial”, recorda.

Grande oportunidade

Por meio do jornal, Ullrich conheceu a companhia aérea Lufthansa e em dezembro de 1973 foi convidado a trabalhar na multinacional. Ali ganhou a oportunidade de tornar o seu programa o de maior sucesso entre os do gênero. “Abriu-se um leque de possibilidades porque além de ter um bom salário, eu podia viajar com minha esposa para qualquer lugar do mundo pagando apenas 10% do valor das passagens”, afirma. Desde então, muitas foram as viagens realizadas por ele para buscar discos e outras novidades da música alemã para trazer aos ouvintes catarinenses. Pouco depois, ele foi convidado para fazer o programa na antiga rádio Floresta Negra (103,5), em Joinville. Em Jaraguá do Sul, Ullrich atuou por 15 anos na Jaraguá AM.


« Voltar
Jornal do Vale do Itapocu - Tel.: (47) 3275-0633 | 3371-1182 - Rua 25 de Julho, 1936 - Jaraguá do Sul - SC Desenvolvido por Empresadois