Menu
Quinta-feira | 21/03/2019 « Voltar
Notícia . Geral 16/11/2017
Cristina Marques (em pé) falou sobre projeto na Câmara de Vereadores. Foto: Divulgação

Educação quer ampliar o projeto Livro Livre

A Secretaria de Educação de Guaramirim quer ampliar o Projeto Livro Livre, em parceria com o Instituto Evoluir, de Blumenau, onde as crianças trocam um quilo de material reciclável por livros infantis, conquistando, assim, o presente. A Câmara de Vereadores abriu na sessão de terça-feira (14) espaço para que a secretária Marja Prüsse Rebelato expusesse o pensamento de ampliar o projeto existente em Guaramirim desde 2013, com a entrega de um livro por mês às crianças.

"Hoje é feito por semestre e a ideia é fazer com que as crianças conquistem 10 livros durante o ano, aumentando assim o seu compromisso e a responsabilidade socioambiental de recolher e entregar lixo reciclável, trocando por livros. Mas, para isso, precisamos de apoio para captação de recursos para a edição dos livros com suas histórias produzidas por educadores de Guaramirim e região e trabalhando temas específicos", explicou Marja.

A presidente do Instituto Evoluir, Cristina Marques, apresentou números do que o Projeto Livro Livre proporcionou em favor da natureza. Em cinco anos foram mais de 70 toneladas de material reciclável trocado por livros, com 31 diferentes títulos, sendo dois em Braille. "Estamos deixando um legado para a cidade. As crianças conquistam os livros por meio de uma ação ambiental e acabam influenciando também as famílias para a necessidade de reciclar", comentou. Os livros entregues às crianças de Guaramirim foram financiados por meio da Lei Rouanet, como apoio da Weg e do Grupo Lunelli.

Instituto Evoluir pede apoio a projetos de captação

A presidente do Instituto Evoluir, educadora Cristina Marques, disse que a Lei Rouanet é aberta para todos e que existe dificuldades na captação das empresas que declaram o imposto de renda pelo lucro real, destinando percentual para a área da cultura. Ela observou que existem outras fontes de recursos como no Ministério do Meio Ambiente, Ministério da Educação e do Planejamento, por exemplo, onde verbas para educação ambiental não são utilizadas por falta de projetos.

O Instituto Evoluir pretende fazer projetos de busca desses recursos e quer o apoio dos vereadores para que atuem politicamente junto aos representantes em Brasília para a sua aprovação e liberação dos recursos. A iniciativa, segundo a secretária Marja Prüsse Rebelato, busca concretizar a expectativa de oferecer um livro de literatura infantil por mês às crianças, conquistados por eles na troca por um quilo de material reciclável. Autoras de livros participaram da sessão, assim como representantes de Corupá onde projeto semelhante é desenvolvido e, de Massaranduba, que deve ser contemplado em 2018, como informou Cristina Marques.


« Voltar
Jornal do Vale do Itapocu - Tel.: (47) 3275-0633 | 3371-1182 - Rua 25 de Julho, 1936 - Jaraguá do Sul - SC Desenvolvido por Empresadois