Menu
Segunda-feira | 22/10/2018 « Voltar
Notícia . Especiais 28/11/2017
140 anos da imigração italiana a Luiz Alves foram lembrados 6ª feira. Foto: FJBrugnago/JDV

Imigração italiana lembrada em sessão da Câmara

A Câmara de Vereadores de Massaranduba realizou na sexta-feira (24) sessão solene pelos 140 anos da imigração italiana a Luiz Alves e aos 56 anos de emancipação político-administrativa de Massaranduba, em ato que contou com uma delegação de Belluno, Itália, de onde vieram dezenas de famílias para a antiga Colônia. A proposição foi do vereador Pier Gustavo Berri, subscrito pelos vereadores Selésio Zapelini e Ademir José Deretti.

Foi lembrado durante o ato sobre o gemellaggio que Massaranduba oficializou em setembro de 2011 com cinco cidades do Vale do Biois, de onde as famílias bellunesi que emigraram para Luiz Alves eram originárias. O processo começou há 10 anos quando foi formalizado o protocolo de intenção na Itália. Um dos construtores de todo esse processo, Luca Luchetta, integrou o grupo.

Três troféu homenageador foram entregues a Celeste Scardanzan/Milena Zulian, Rinaldo Di Rocco/Laura Livan (representados por Fausto Tancon/Ivana Del Zenero) e a Luca Giuseppe Luchetta/Ileana Corazzin. Os demais membros da comitiva receberam lembranças do ato. Luca leu uma mensagem dos prefeitos das cinco cidades do Vale do Biois sobre os 140 anos da história da imigração para Luiz Alves e entregou uma série de livros e publicações na língua italiana para o acervo da Biblioteca Municipal.

Também se pronunciaram os vereadores Ademir Deretti, Joanir Lewandowski e Pier Gustavo Berri, que lembraram o significado da data histórica e agradeceram aos visitantes. O prefeito Armindo Sésar Tassi registrou os 140 anos da imigração italiana e a contribuição que os descendentes têm dado para Massaranduba nas diferentes áreas, junto com os alemães, poloneses e outras etnias. Sésar assinou a portaria nomeando membros da comissão que vai avançar nas discussões sobre o gemellaggio.

Luiz Alves também lembrou os 140 anos

A Câmara Municipal de Luiz Alves realizou na noite de segunda-feira (27), sessão solene em comemoração aos 140 anos da colonização italiana no Vale do Rio Luiz Alves. A cerimônia presidida por Djonei César Scola aconteceu no salão da Igreja Matriz São Vicente de Paulo. Depois da sessão houve apresentação típica italiana preparada por estudantes das escolas municipais, seguido de macarronada beneficente em prol do hospital do município.


« Voltar
Jornal do Vale do Itapocu - Tel.: (47) 3275-0633 | 3371-1182 - Rua 25 de Julho, 1936 - Jaraguá do Sul - SC Desenvolvido por Empresadois