Menu
Segunda-feira | 22/10/2018 « Voltar
Notícia . Política 01/12/2017
Foto: Divulgação

Vereador Joanir propõe monumento em memória dos pracinhas

O vereador Joanir José Lewandowski apresentou indicação na Câmara Municipal de Massaranduba solicitando a construção de um Monumento a Força Expedicionária Brasileira, em homenagem aos massarandubenses que participaram do teatro de operações na Itália, durante a 2ª Guerra Mundial.

Segundo Joanir, que é filho de expedicionário, o monumento será um espaço de caráter histórico-cultural, para a preservação da memória dos ex-combatentes que lutaram em favor da paz mundial. O Brasil participou entre os anos de 1944 e 1945. De residentes na região de Massaranduba foram Alois Leithold, Hilário Manoel de Souza, José Mainka, Ladislau Lewandowski e João Apolinário Francener.

Este último faleceu em abril deste ano. Morava em Massarandubinha. No dia 6 de dezembro, o vereador, acompanhado de integrantes da Associação Nacional dos Veteranos da FEB - Seção Regional de Jaraguá do Sul terão audiência com o prefeito Sésar Tassi para discutir a construção do monumento em área pública da região central da cidade. No Ribeirão da Lagoa, próximo da Escola Maria Machado Kreutzfeld, existe um registro de homenagem ao Expedicionário Hilário Manoel de Souza, com uma praça.


« Voltar
Jornal do Vale do Itapocu - Tel.: (47) 3275-0633 | 3371-1182 - Rua 25 de Julho, 1936 - Jaraguá do Sul - SC Desenvolvido por Empresadois